Evento: LIBERDADE (a SÉRIO). A PAZ, O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO

Portugal Eventos :: Evento em Évora - Évora

LIBERDADE (a SÉRIO). A PAZ,  O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO

LIBERDADE (a SÉRIO). A PAZ, O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO :: Exposições

Mais Informações:

Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo

Local: Évora - Évora

DATA: de QUI 16-12-2021 a QUA 16-02-2022

LIBERDADE (a SÉRIO). A PAZ. O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO

Através de extricadas e ténues tiradas de papel e cartão, alicerçadas por paus e hastes, e mãos em punho, os cartazes artesanais de protesto, que nos chegam pelas mãos da Associação Cultural EPHEMERA - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, convidam-nos a uma observação expositiva de LIBERDADE (a SÉRIO)!

Fazendo eco das vozes que refletem algumas dessas memórias do protesto coletivo, nascidas no seio dos movimentos de contestação sociopolítica, económica, ativista e ambientalista das primeiras décadas do século XXI, em Portugal, (e algumas no Mundo), são retratados e explorados, por meio dos conteúdos expositivos, temas tão vastos, como: A PAZ, O PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Estes, apresentam-nos as cores e as demais nuances da LIBERDADE, numa trajetória que é de ontem, mas também de hoje, dada a contemporaneidade dos temas. Trajetórias que nos revelam, nalguns casos, tragédias há muito anunciadas, que nos ressaltam a olhos nus com imensa profundidade e dissenso, despojando desejos, anseios e frustrações, e que acabam por desmascarar alguns dos sentimentos e dos afetos, que são bem demonstrativos desses grandes inquietantes dilemas que teremos pela frente, por resolver. Na ausência de empatia, o peso das grandes opções de hoje conduz e transporta, inevitavelmente, estes grandes dilemas para as próximas gerações. E esse é um sentimento difícil de entender para as gerações que herdam, no futuro, as opções de hoje. Nesse sentido, por detrás dos ideais e dos conceitos que, nevralgicamente, dignificam (ou não) as nossas democracias, os cartazes artesanais de protesto do núcleo documental da EPHEMERA anunciam ao mundo, não apenas, os ideais da Liberdade democrática e participativa, que geram, (re)produzem, e humanizam no presente as sociedades livres contemporâneas, como também refletem o seu profundo e sistémico processo de desumanização, em curso.

Face ao progressivo consumo do imediatismo/distopia, em que as sociedades contemporâneas se movimentam, mas motivados, também, pelas circunstâncias de uma produção artesanal, e pelo uso de um material expositivo bastante frágil, efémero, que nos impele à sua salvaguarda e divulgação, pretendemos, por um lado, através destes documentos históricos artesanais, dar a conhecer ao publico académico, e em geral, um documento histórico de arquivo que nos dá conta de uma parte significativa do tecido socioeconómico da população portuguesa das primeiras décadas do XXI, mas por outro lado, prolongar-lhes a sua vida, para lá da sua génese. Desse modo, ao serem preservados, e divulgados, os cartazes artesanais de protesto da EPHEMERA tornam-se objetos de análise e interpretação histórica e sociológica (e antropológica), uma vez que nos permitem, com toda a “Liberdade a sério”, observar e analisar o percurso e as mutações de temas tão vastos, como: a Climática Estudantil, as questões Ambientais, as Reivindicações LGBTI e de Igualdade de Género-Interseccional, as Reivindicações pelo Direito dos Refugiados e dos Emigrantes, o Racismo e os Movimentos, como a BlakeLivesMatter, as Marchas Feministas, as Manifestações contra a Violência Doméstica e Sexual, de Injustiça Patriarcal e Sexista, as Manifestações de Protesto Internacional, as questões relacionadas com Troika e a Austeridade, a Precariedade Laboral, a Concertação Social e a Concentração de Riqueza, as Greves Nacionais, as questões Urbanísticas dos grandes centros históricos, e suas medidas de Habitação Social, a Gentrificação, a Pandemia da Covid-19 e da Saúde Mental, as Lutas Estudantis e dos Profissionais da Educação.

Contra a ausência de empatia, na dificuldade de olhar o outro (nós próprios), e uma vez que é possível convocarmos a história no presente, e resgatarmos algumas dessas tensões e contradições, proporemos, através dos conteúdos expositivos, refletir sobre estas que são já as grandes questões fraturantes que assombram e dividem as nossas sociedades. Questões bastante polarizadas, que poderão acabar por agudizar no perigo de uma passividade se generalizar, e nos deixarmos cair cúmplices nos caminhos incertos das narrativas de ódio. Reféns de uma comunicabilidade e de uma dialética que, ao invés de privilegiar o substrato e a essência do outro, procura antes uma base de confronto, que estabelece padrões de comportamento que visam acentuar, não o que, efetivamente, o outro propõe, mas aquilo que desejamos e queremos, por força, que lá esteja. Em suma, contra a ausência de alteridade, com os cartazes artesanais de protesto da EPHEMERA, agora expostos pelos corredores e cisterna da Universidade de Évora, procuraremos, precisamente, estimular esse espaço privilegiado de uma Universidade, onde o Saber não se apresenta segmentado em gavetas, mas é antes compartilhado e confrontado, através do diálogo e do debate transdisciplinar, na esperança de traduzir uma participação crítica de todos, sobre os diferentes níveis da vida em sociedade. O resultado é bem demonstrativo, tendo em conta que os impulsos subjetivos, éticos, ideológicos e morais dos cartazes de protesto acabam por dialogar e confrontar um núcleo de princípios e valores, diferentes entre si, que na realidade nos permitem percecionar a palavra no seu sentido mais lato, através da simbiose ação/pensamento, como uma arma para transformar o mundo, que procura captar a esperança e a coragem.

Mais Eventos em Portugal

Emma Ruth Rundle

Emma Ruth Rundle

Dias 25 e 26 de fevereiro de 2022 a artista americana Emma Ruth Rundle, passa pela Casa da Música, no Porto, e pela Culturgest, em Lisboa, respetivamente. Os concertos servirão (...)

SEX25FEV
The Darkness

The Darkness

Os britânicos The Darkness vão estrear-se em Portugal no dia 20 de janeiro de 2022 no Cineteatro Capitólio, Lisboa. Depois de, nos idos de 2006, ter subido ao palco do Rock (...)

QUI20JAN
Apocalyptica | Epica

Apocalyptica | Epica

As bandas de metal Apocalyptica e Epica unem forças numa digressão conjunta The Epic Apocalipse Tour 2022 que as levará a palcos por toda a Europa. A Portugal chegam no dia (...)

TER22MAR
MONO |  A.A. Williams

MONO | A.A. Williams

Esbatendo as fronteiras entre o post-rock e a música neoclássica, o quarteto japonês MONO propõe-se, nas suas próprias palavras, a comunicar o incomunicável. Movendo-se (...)

SEG21FEV
ID No Limits

ID No Limits

Em fevereiro de 2022, O ID No Limits volta a tomar conta do Centro de Congressos do Estoril. O ID No Limits foca a atualidade da música eletrónica e urbana, assim como a ligação (...)

SEX25FEV
Franz Ferdinand

Franz Ferdinand

Após o primeiro avanço para o novo álbum dos Franz Ferdinand, Hits To The Head, a banda anuncia a tour Europeia para 2022 com passagem no Campo Pequeno, a 17 de março. O (...)

QUI17MAR
Joana Almeirante

Joana Almeirante

Joana Almeirante é uma instrumentista musical natural de Santa Maria da Feira. O seu percurso na música começa bem cedo quando, aos 13 anos, se inicia na escola “Acorde” (...)

QUA16MAR
Vinculum Festival

Vinculum Festival

An horizontal line, where there are no genders or stereotypes. covering the entire spectrum. Spectrum Festival evolved and from 2022 it will be Vinculum Festival. As allways, (...)

SEX15JUL
The Script

The Script

Os The Script chegam ao Campo Pequeno no dia 19 de março de 2022, com a Greatest Hits Tour 2022. Os irlandeses, que acabam de lançar "Tales From The Script", vêm à mítica (...)

SAB19MAR
Valéria Carvalho em Rui Veloso em Bossa

Valéria Carvalho em Rui Veloso em Bossa

Depois de esgotar as principais salas do país, chega a vez de trazer à cidade do Porto, "Rui Veloso em Bossa", o espetáculo que Une o que o oceano por vezes separa. Valéria (...)

Hoje
Bullet For My Valentine

Bullet For My Valentine

Os Bullet For My Valentine estreiam-se em solo nacional com uma atuação na Sala Tejo, em Lisboa, agendada para 22 de fevereiro de 2022. Bullet For My Valentine, o sétimo (...)

TER22FEV
Zé Amaro

Zé Amaro

Zé Amaro, apaixonado pela música e pela vida, é um cantor e compositor que inovou a música portuguesa, implementando o seu próprio estilo, com ritmos country mais conhecidos (...)

SAB19MAR
Carolina Deslandes

Carolina Deslandes

Carolina Deslandes é uma das maiores artistas da actual geração de cantores e compositores portugueses. Com milhões de visualizações no Youtube tem trilhado um percurso (...)

SAB02ABR
Alan Parsons | Live Project

Alan Parsons | Live Project

Alan Parsons, produtor, engenheiro de som, cantor, teclista e guitarrista sobe ao palco do Coliseu dos Recreios, Lisboa no dia 17 de março de 2022. Reconhecido mundialmente (...)

QUI17MAR
31.ª Feira do Fumeiro

31.ª Feira do Fumeiro

A XXXI Feira do Fumeiro de Montalegre já tem data marcada: 20 a 23 janeiro 2022.

QUI20JAN
Festival de Teatro 2021

Festival de Teatro 2021

“O Teatro é o começo, o fim, é tudo (…)” – Ingmar Bergman

SAB22OUT
Joana Gama e Luís Fernandes

Joana Gama e Luís Fernandes

"There’s no knowing" é o mais recente trabalho colaborativo do duo de piano e eletrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes. A parceria, que não para de nos surpreender, (...)

QUI20JAN
Caminhando na Rota das Cascatas e Passadiços do Penedo Furado

Caminhando na Rota das Cascatas e Passadiços do Penedo Furado

Neste evento vamos fazer um dos melhores trilhos de toda a região centro, o Trilho das Cascatas de Vila Rei, com panorâmicas espectaculares, cascatas paradisíacas em vales (...)

SAB26MAR
Conception

Conception

Os Conception anunciaram o reagendamento da digressão de promoção ao seu mais recente álbum, "State Of Deception". A estreia dos noruegueses no nosso país vai finalmente (...)

SAB09ABR
MEO Pro Portugal

MEO Pro Portugal

Venha a Portugal assistir à mais importante competição de surf profissional do mundo.Contando com a participação dos melhores surfistas do mundo, o MEO Pro Portugal, prova (...)

QUI03MAR
Frank Carter & The Rattle Snakes

Frank Carter & The Rattle Snakes

Dia 10 fevereiro de 2022, no LAV Lisboa ao Vivo, a verdadeira bomba de rock'n'roll injetado de punk, Frank Carter & The Rattlesnakes apresentam a novidade "Sticky" em Portugal (...)

QUI10FEV
Elisa - Lisboa

Elisa - Lisboa

Elisa nasceu em 1999 na ilha da Madeira e cedo começou a cantar com apenas 7 anos. Com influências que passam por The Beatles, Ray Charles, Queen, ABBA, The Eagles, entre outros, (...)

QUA09MAR
Lloyd Cole

Lloyd Cole

Lloyd Cole regressa a um país que tem sabido aplaudir a sua música desde sempre. Os clássicos que o compositor inglês assinou no início da carreira, com os Commotions, foram (...)

SEG21MAR
Jimmy Carr | Terribly Funny

Jimmy Carr | Terribly Funny

Ser politicamente correto num espetáculo de comédia é como ter a garantia de saúde e segurança numa largada de touros. Este espectáculo completamente novo do Jimmy Carr (...)

QUA21SET
Vitor Kley

Vitor Kley

O tão esperado regresso aos palcos portugueses do cantor brasileiro Vitor Kley num concerto que celebra o seu mais recente álbum "A Bolha" e os seus maiores sucessos "O Sol", (...)

QUI03MAR
The Black Mamba

The Black Mamba

The Black Mamba é atualmente uma das bandas portuguesas mais talentosas, emocionantes e apaixonantes e apresentam-se ao vivo no dia 11 de março no Altice Forum Braga. Formada (...)

SEX11MAR
As I Lay Dying

As I Lay Dying

As I Lay Dying pela primeira vez em Portugal. A banda de metalcore norte-americana sobe ao palco no dia 25 de março de 2022 na Sala Tejo em Lisboa. A banda prepara-se para (...)

SEX25MAR
Avatar

Avatar

Misto de banda e trupe de teatro, este colosso do metal sueco moderno promete emoções fortes para o dia 19 de Fevereiro do próximo ano. Focados na criação do mais recente (...)

SAB19FEV
III Congresso Ibérico da ATA : A Arte de Viver Bem e Saudável

III Congresso Ibérico da ATA : A Arte de Viver Bem e Saudável

ADIADO PARA OS MARÇO DE 2022 - lll Congresso da ATA, subordinado ao tema 'A Arte de Viver Bem e Saudável'.