Evento: Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo…

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Vila Nova de Famalicão

Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo…

Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo… :: Teatro

Mais Informações:

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Local: Braga - Vila Nova de Famalicão

DATA: de QUI 10-10-2024 a SAB 15-03-2025

Um livro no ponto de partida. Uma atriz como cicerone de serviço. Um enredo especial a funcionar como carta de navegação, porém com destino algo incerto. E, ainda por cima, provavelmente diferente para cada um dos 20 a 30 passageiros - privilegiados – dispostos a partir numa viagem de uma hora. Interativa, diferente. Tudo graças a uma dinâmica de leitura que explora a “palavra como assombração” ou a “criação como problema”. Para convidar a plateia a descobrir, e a reconstruir, não só a obra e o pensamento de um artista, como a verdade da mentira, usando – como se fossem detetives - as informações que são fornecidas ao longo do espetáculo para desvendar o enigma da jornada. Envolvida pela sonoplastia e cenografia criadas pelo coletivo artístico portuense Visões Úteis.

Não, não é um escape room. É “Como desenhar uma filha nua”, uma criação “procura explorar as possibilidades da palavra escrita, da leitura em voz alta e do design gráfico como ferramentas de expressividade performativa”, nas palavras de Carlos Costa, diretor artístico da companhia, a celebrar 30 anos em prol da cultura nacional.

Centrada na análise de uma obra (bio)gráfica de um autor internacional, procura trilhar o tema da relação entre o usufruto da arte e o julgamento do caráter do artista. Ou, de uma outra forma, palmilhar uma “visão linear da vida humana que possa desvendar a sua complexidade multidimensional”. Da luz à sombra, das ideias aos atos. Públicos, conhecidos, privados, desconhecidos.

Tudo isto adivinhando que “diferentes plateias fornecerão diferentes dinâmicas”, acredita Jorge Palinhos, autor do texto, e que a criação dessas comunidades, reunidas com um objetivo único, “fornecerá, paradoxalmente, orgânicas distintas”, “entidades repletas de particularidades” entre si. Ou não apontasse a performance do Visões Úteis igualmente os holofotes para a temática da relação entre o usufruto da arte e o julgamento do caráter do artista, como sublinha o mesmo autor.

“Como desenhar uma filha nua” arrancou enquanto residência criativa em Sintra (de 16 a 20 de setembro), por ocasião do Muscarium - Festival de Artes Performativas, da lavra da companhia de teatro sintrense Teatromosca, mas a estreia absoluta acontece em Famalicão (Casa das Artes), a 10 e 11 de outubro, às 21h30. No Porto, para já, está programada para o espaço MIRA, de 16 a 18 de outubro, às 19h00, e dia 19, às 17h00. A criação viaja depois para Atenas (Grécia), para um espetáculo no 1927 Art Space, em 22 e 23 de novembro. A 15 de março de 2025 chega ao Teatro Municipal de Bragança.

“Estaremos perante o que apelidamos de pandramaturgia tipográfica, em que o texto se torna substituto de toda e qualquer imagem, funcionando como antídoto e questionamento do império da imagem”, fundamenta Carlos Costa.

A direção de “Como desenhar uma filha nua” pertence Jorge Palinhos e conta com as colaborações habituais de Ana Vitorino, Inês de Carvalho, Pedro Correia, Sara Allen e Vasco Zentzua; em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Municipal de Bragança.

“Quanto de nós fica naquilo que fazemos? Passamos boa parte das nossas vidas angustiados - quase sempre inutilmente - com a forma como os outros vão julgar ou lembrar o que fazemos. Valorizamos quem faz e quem cria, na fé de que o gesto de transformar o mundo está reservado aos heróis e aos santos. Mas numa época em que santos e heróis são cada vez mais suspeitos, o que fazer com o legado de quem já não está cá para se justificar ou defender? O que fazer com as obras de arte de quem viveu noutro tempo, mas construiu também o tempo em que vivemos hoje?”, interpela a sinopse da obra.

As (primeiras) respostas começarão a surgir a partir 10 de outubro.

“Como desenhar uma filha nua” – Agenda:

10 e 11 de outubro - Estreia absoluta em Famalicão, na Casa das Artes, às 21h30.

16 - 19 de outubro - Estreia no Porto (espaço MIRA); dias 16, 17 e 18 (às 19h00) e 19 (às 17h00)

22 e 23 de novembro - Estreia em Atenas (Grécia), 1927 Art Space

15 de março de 2025 – Teatro Municipal de Bragança

“Como desenhar uma filha nua” - Ficha artística e técnica:

Direção e texto - Jorge Palinhos Cocriação e interpretação - Ana Vitorino Espaço cénico e fólico - Inês de Carvalho Design e ilustração gráfica - Sara Allen Desenho de Luz - Pedro Correia Banda sonora - Vasco Zentzua Coordenação de produção - Cláudia Alfaiate Contabilidade - Helena Madeira Apoio à criação em residência - teatromosca/MUSCARIUM Produção - Visões Úteis, em coprodução com Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Municipal de Bragança

Sobre o Visões Úteis:

O Visões Úteis é um projeto artístico sediado no Porto, onde foi fundado em 1994. O teatro foi a raiz de uma atividade constante e intensa que rapidamente se alargou a outras áreas das artes performativas. E em reconhecimento da sua ação artística junto de públicos diversificados, o coletivo recebeu em 2001 a Medalha de Ouro de Mérito Cultural da Cidade do Porto. O raio de ação do grupo estende-se a uma panóplia de projetos, paralelos à criação e itinerância de espetáculos, que desde sempre traduziram o desejo de confronto com outras áreas e com públicos distantes da produção artística. O Visões Úteis é membro da PLATEIA – Associação de Profissionais das Artes Cénicas, do IETM – International Network for Contemporary Performing Arts, da APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia e da Fundação Anna Lindh.

Mais Eventos em Portugal

Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)

SAB06JUN
CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE 'AOS VIVOS' EM DIGRESSÃO NACIONAL

CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE "AOS VIVOS" EM DIGRESSÃO NACIONAL

A digressão que passa por Portugal em 2026 resgata o espírito original: um espetáculo a solo, voz e violão, onde cada canção é apresentada ao vivo no seu estado primordial, (...)

SEX20MAR
Madeira Camerata | Epsie Thompson

Madeira Camerata | Epsie Thompson

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Orquestra de Cordas Madeira Camerata que convida a flautista Epsie Thompson. Com sua sensibilidade e elegância, Epsie (...)

SAB25ABR
OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um magnífico concerto com o emblemático Stefan Dohr. Reconhecido pelo seu som distinto, técnica única e interpretações profundamente (...)

SAB16MAI
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

Lavagante de Mário Barroso (2025) Uma história de amor e enganos, num cenário marcado pela acção da polícia política da ditadura salazarista, a censura, as perseguições (...)

SAB09MAI
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
Concerto de Carnaval

Concerto de Carnaval

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O mais famoso e tão esperado Concerto de Carnaval" que já conta com mais de duas décadas em Portugal, onde a música, que foi cuidadosamente (...)