Evento: Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo…

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Vila Nova de Famalicão

Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo…

Há um espetáculo de palco a acontecer dentro de um livro e que convida a plateia a desnudar um enredo… :: Teatro

Mais Informações:

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Local: Braga - Vila Nova de Famalicão

DATA: de QUI 10-10-2024 a SAB 15-03-2025

Um livro no ponto de partida. Uma atriz como cicerone de serviço. Um enredo especial a funcionar como carta de navegação, porém com destino algo incerto. E, ainda por cima, provavelmente diferente para cada um dos 20 a 30 passageiros - privilegiados – dispostos a partir numa viagem de uma hora. Interativa, diferente. Tudo graças a uma dinâmica de leitura que explora a “palavra como assombração” ou a “criação como problema”. Para convidar a plateia a descobrir, e a reconstruir, não só a obra e o pensamento de um artista, como a verdade da mentira, usando – como se fossem detetives - as informações que são fornecidas ao longo do espetáculo para desvendar o enigma da jornada. Envolvida pela sonoplastia e cenografia criadas pelo coletivo artístico portuense Visões Úteis.

Não, não é um escape room. É “Como desenhar uma filha nua”, uma criação “procura explorar as possibilidades da palavra escrita, da leitura em voz alta e do design gráfico como ferramentas de expressividade performativa”, nas palavras de Carlos Costa, diretor artístico da companhia, a celebrar 30 anos em prol da cultura nacional.

Centrada na análise de uma obra (bio)gráfica de um autor internacional, procura trilhar o tema da relação entre o usufruto da arte e o julgamento do caráter do artista. Ou, de uma outra forma, palmilhar uma “visão linear da vida humana que possa desvendar a sua complexidade multidimensional”. Da luz à sombra, das ideias aos atos. Públicos, conhecidos, privados, desconhecidos.

Tudo isto adivinhando que “diferentes plateias fornecerão diferentes dinâmicas”, acredita Jorge Palinhos, autor do texto, e que a criação dessas comunidades, reunidas com um objetivo único, “fornecerá, paradoxalmente, orgânicas distintas”, “entidades repletas de particularidades” entre si. Ou não apontasse a performance do Visões Úteis igualmente os holofotes para a temática da relação entre o usufruto da arte e o julgamento do caráter do artista, como sublinha o mesmo autor.

“Como desenhar uma filha nua” arrancou enquanto residência criativa em Sintra (de 16 a 20 de setembro), por ocasião do Muscarium - Festival de Artes Performativas, da lavra da companhia de teatro sintrense Teatromosca, mas a estreia absoluta acontece em Famalicão (Casa das Artes), a 10 e 11 de outubro, às 21h30. No Porto, para já, está programada para o espaço MIRA, de 16 a 18 de outubro, às 19h00, e dia 19, às 17h00. A criação viaja depois para Atenas (Grécia), para um espetáculo no 1927 Art Space, em 22 e 23 de novembro. A 15 de março de 2025 chega ao Teatro Municipal de Bragança.

“Estaremos perante o que apelidamos de pandramaturgia tipográfica, em que o texto se torna substituto de toda e qualquer imagem, funcionando como antídoto e questionamento do império da imagem”, fundamenta Carlos Costa.

A direção de “Como desenhar uma filha nua” pertence Jorge Palinhos e conta com as colaborações habituais de Ana Vitorino, Inês de Carvalho, Pedro Correia, Sara Allen e Vasco Zentzua; em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Municipal de Bragança.

“Quanto de nós fica naquilo que fazemos? Passamos boa parte das nossas vidas angustiados - quase sempre inutilmente - com a forma como os outros vão julgar ou lembrar o que fazemos. Valorizamos quem faz e quem cria, na fé de que o gesto de transformar o mundo está reservado aos heróis e aos santos. Mas numa época em que santos e heróis são cada vez mais suspeitos, o que fazer com o legado de quem já não está cá para se justificar ou defender? O que fazer com as obras de arte de quem viveu noutro tempo, mas construiu também o tempo em que vivemos hoje?”, interpela a sinopse da obra.

As (primeiras) respostas começarão a surgir a partir 10 de outubro.

“Como desenhar uma filha nua” – Agenda:

10 e 11 de outubro - Estreia absoluta em Famalicão, na Casa das Artes, às 21h30.

16 - 19 de outubro - Estreia no Porto (espaço MIRA); dias 16, 17 e 18 (às 19h00) e 19 (às 17h00)

22 e 23 de novembro - Estreia em Atenas (Grécia), 1927 Art Space

15 de março de 2025 – Teatro Municipal de Bragança

“Como desenhar uma filha nua” - Ficha artística e técnica:

Direção e texto - Jorge Palinhos Cocriação e interpretação - Ana Vitorino Espaço cénico e fólico - Inês de Carvalho Design e ilustração gráfica - Sara Allen Desenho de Luz - Pedro Correia Banda sonora - Vasco Zentzua Coordenação de produção - Cláudia Alfaiate Contabilidade - Helena Madeira Apoio à criação em residência - teatromosca/MUSCARIUM Produção - Visões Úteis, em coprodução com Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Municipal de Bragança

Sobre o Visões Úteis:

O Visões Úteis é um projeto artístico sediado no Porto, onde foi fundado em 1994. O teatro foi a raiz de uma atividade constante e intensa que rapidamente se alargou a outras áreas das artes performativas. E em reconhecimento da sua ação artística junto de públicos diversificados, o coletivo recebeu em 2001 a Medalha de Ouro de Mérito Cultural da Cidade do Porto. O raio de ação do grupo estende-se a uma panóplia de projetos, paralelos à criação e itinerância de espetáculos, que desde sempre traduziram o desejo de confronto com outras áreas e com públicos distantes da produção artística. O Visões Úteis é membro da PLATEIA – Associação de Profissionais das Artes Cénicas, do IETM – International Network for Contemporary Performing Arts, da APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia e da Fundação Anna Lindh.

Mais Eventos em Portugal

16º Encontro de Tipografia

16º Encontro de Tipografia

O 16º Encontro de Tipografia terá lugar na Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design da Universidade Politécnica de Portalegre. Este evento, que decorre de 18 a 21 de (...)

QUA18NOV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
musical ELSA E O REINO DO GELO na COVILHÃ

musical ELSA E O REINO DO GELO na COVILHÃ

No Reino de Osíris vivem duas irmãs inseparáveis...Quando os poderes mágicos de Elsa são revelados, um inverno eterno instala-se sobre o reino. Determinada a salvar a irmã, (...)

DOM08NOV
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
11.º Madeira Mandolin Festival

11.º Madeira Mandolin Festival

Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira

SAB24OUT
11.º Madeira Mandolin Festival

11.º Madeira Mandolin Festival

Trio Mayer

DOM25OUT
Concertos L

Concertos L

Juliana Linhares - encerramento da temporada

Hoje
11.º Madeira Mandolin Festival

11.º Madeira Mandolin Festival

Marcela Mar e El trio

SAB24OUT
Cuidar de Quem Cuida | 2026

Cuidar de Quem Cuida | 2026

"Cuidar de Quem Cuida" mantêm-se abertas as inscrições para o grupo Psicoeducativo "Cuidar de Quem Cuida" para Cuidadores Informais, uma vez por semana, durante sensivelmente (...)

QUI31DEZ
Soul Gospel | Espetáculo de Natal

Soul Gospel | Espetáculo de Natal

No próximo 19 de dezembro, o Soul Gospel sobe ao palco do Grande Auditório de Mirandela para um concerto único, repleto de emoção, energia e boa música. Com um coro de excelência (...)

SAB19DEZ
Míscaros - Festival do Cogumelo 2026

Míscaros - Festival do Cogumelo 2026

Marca já na agenda: de 18 a 22 de novembro de 2026, o Alcaide volta a ser a capital dos cogumelos com mais uma edição épica. Cinco dias de gastronomia, natureza, tradição, (...)

QUA18NOV
Fingertips | Centro Cultural de Mirandela

Fingertips | Centro Cultural de Mirandela

Fingertips em ConcertoOs Fingertips chegam a Mirandela para um concerto único! Um espetáculo especial que celebra mais de duas décadas de carreira, numa viagem íntima pelo (...)

SAB24OUT
Entrudo de Lazarim

Entrudo de Lazarim

O Carnaval em Lazarim é um dos mais genuínos do país. Tem caretos de madeira, demónios e senhorinhas, caldo de farinha, tradição e catarse. Os caretos do Carnaval em Lazarim (...)

SAB06FEV
Pedalar na Antiga Linha de Comboio

Pedalar na Antiga Linha de Comboio

Marvão, Portalegre

SAB24OUT
Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Descubra novos autores e tendências do cinema mundial no Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.Este festival, que é uma referência para os cinéfilos (...)

QUI29ABR
Ruas Floridas - Redondo

Ruas Floridas - Redondo

As tradicionais "Ruas Floridas" na vila de Redondo regressam em 2027. De dois em dois anos, em redor da zona histórica da vila as ruas são ornamentadas com flores, figuras (...)

SAB31JUL
11.º Madeira Mandolin Festival

11.º Madeira Mandolin Festival

Suzuna Takahashi e Sotiris Athanasiou - Vencedores do Reuven International Mandolin Competition- URI Guitar and Mandolin

SAB14NOV
Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Prepare-se para a fantasia com o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto. O imaginário, o fantástico e a ficção científica inundam a cidade durante o Fantasporto, (...)

SEX26FEV
Feira Nacional do Cavalo

Feira Nacional do Cavalo

Assista à Feira Nacional do Cavalo, em novembro, na Golegã, uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. A feira é uma das mais típicas do país, à qual assistem (...)

SEX06NOV
37º Meia Maratona ELVAS-BADAJOZ

37º Meia Maratona ELVAS-BADAJOZ

A Fundação Municipal de Desporto de Badajoz (Espanha), com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas (Portugal), organiza a 37ª Meia Maratona Popular “Elvas – Badajoz” (...)

DOM15NOV
Teresa Guilherme apresenta 'A Primeira Vez' | Espetáculo

Teresa Guilherme apresenta 'A Primeira Vez' | Espetáculo

"A Primeira VezToda a gente se lembra da primeira vez. Há quem nunca a esqueça. Há quem prefira nunca falar dela. E há quem espere uma vida inteira pelo momento certo para (...)

SAB14NOV
Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que desde dezembro de 2019 integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Todos os (...)

SAB06FEV
11.º Madeira Mandolin Festival

11.º Madeira Mandolin Festival

www.madeiramandolinfestival.com