Evento: (a)Riscar O Património | 9ª ed.

Portugal Eventos :: Evento em Ilha de São Miguel - Vila Franca do Campo

(a)Riscar O Património | 9ª ed.

(a)Riscar O Património | 9ª ed. :: Outros

Mais Informações:

Vila Franca do Campo

Local: Ilha de São Miguel - Vila Franca do Campo

DATA: SAB 24 de setembro de 2022

9ª Edição do (a)Riscar o Património – Ermida de Santo André em Vila Franca do Campo | 24 de Setembro (sábado) - 10:00h

É no âmbito das comemorações dos 500 anos do terramoto que soterrou parte de Vila Franca do Campo que os Urbansketchers açores pretendem este ano, comemorar as Jornadas Europeias do Património participando na 9ª edição do (a) Riscar o Património sob o tema Património Sustentável. Este cataclismo foi determinante da história deste Concelho que foi o fundador de toda a ilha.

A Ermida de Santo André foi mandada edificar por André Gonçalves Sampaio logo depois do terramoto, para acolher os restos mortais da sua família, que tinha sido vítima da catástrofe de 22 de outubro de 1522. A Ermida terá sido construída sobre as ruínas da antiga matriz de São Miguel, também ela destruída pelo terramoto, onde havia, supostamente, um altar de evocação a Santo André mandado construir por Gonçalo Vaz – o Grande.

A igreja é de duas naves e um Altar-mor com retábulo dourado, onde se encontra a imagem de Santo André, o padroeiro da igreja. Possui, ainda, dois altares laterais no corpo, um de evocação a Nossa Senhora das Dores e outro de evocação a Santo António, e, na nave lateral tem um altar de evocação a São José.

O Convento de Santo André, da ordem de Santa Clara, erguido junto à igreja, iniciou a sua atividade em julho de 1533 por anúncio de Portugal e legado a latere do Papa Clemente VII. Foi construído para acolher as muitas freiras de famílias de Vila Franca do Campo, que estavam no Convento da Conceição na Caloura, para ficarem mais perto das suas famílias, protegidas dos ataques dos franceses e dos corsários. A sua primeira Abadessa foi Maria de Jesus e chegou a acolher cerca de 50 religiosas coma as suas serviçais.

A igreja e o convento de Santo André são um legado do património cultural e religioso de Vila Franca do Campo e devido ao seu sensível estado de conservação, todas as ações de divulgação e sensibilização são iniciativas de promoção de boas práticas e valorização do património sustentável. (Nzinga Oliveira)

Anfitriã: Alexandra Baptista

Parceiros: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Direção Geral do Património Cultural e Urbansketchers Portugal Açores

Mais Eventos em Portugal

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
A garota não (Figueiró dos Vinhos)

A garota não (Figueiró dos Vinhos)

É uma das artistas mais relevantes da cena musical atual e canta a intervenção refletindo sobre os tempos que vivemos. Os seus concertos são uma viagem social, política, (...)

SAB23AGO
Feira Terras do Lince

Feira Terras do Lince

A Feira Terras do Lince marca o calendário de verão em Penamacor e consigo traz sempre muita animação e o melhor que a região tem para oferecer. Com uma mostra de produtos (...)

Hoje
James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur apresenta o seu novo álbum, “Pisces”, trazendo a Portugal a digressão "The Pisces World Tour". Com uma carreira de uma década, conta já com uma impressionante (...)

DOM16NOV
UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUA13AGO
Feira da Terra

Feira da Terra

Entre os dias 7 e 10 de agosto, chega a Mondim de Bastos mais uma edição da Feira da Terra, a maior montra dos produtos e das tradições do concelho. Aqui, poderá desfrutar (...)

QUI07AGO
Little Big Swing Camp 2025

Little Big Swing Camp 2025

A sonhar com dias de sol? Marque na sua agenda: 25 a 29 de setembro

QUI25SET
Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

A Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça está de regresso para aquecer o verão! Não perca a oportunidade e descubra o melhor que Alpiarça tem para oferecer: (...)

SAB23AGO
Calum Scott (Lisboa)

Calum Scott (Lisboa)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)

QUA15OUT
ZigurFest

ZigurFest

A 15ª edição do ZigurFest chega a Lamego nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto. Promovido pelo Município de Lamego, este evento tem entrada gratuita. Desde 2011 que este (...)

Hoje
Luan Santana

Luan Santana

Considerado um dos maiores nomes da música contemporânea, a sua voz, carisma inconfundível e capacidade de emocionar marcam o seu percurso, bem como toda a sua legião de fãs. (...)

QUI21AGO
UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUI14AGO
Calum Scott (Porto)

Calum Scott (Porto)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)