Evento: Musealização da Lapinha do Caseiro

Portugal Eventos :: Evento em Ilha da Madeira - Funchal

Musealização da Lapinha do Caseiro

Musealização da Lapinha do Caseiro :: Exposições

Mais Informações:

Museu Etnográfico da Madeira

Local: Ilha da Madeira - Funchal

DATA: de QUA 15-12-2021 a SAB 16-04-2022

A Lapinha do Caseiro foi um dos mais célebres presépios da Ilha. O seu autor Francisco Ferreira, nasceu na freguesia do Monte, a 11 de outubro de 1848. Herdou o ofício de carpinteiro e a alcunha do seu pai, que era antigo caseiro do Monte, zelando por terrenos pertencentes às religiosas do Convento de Santa Clara.

Artista autodidata, cedo começou a talhar a madeira, esculpindo desde os 14 anos. Tornou-se santeiro de profissão. Iniciou o presépio na sua juventude e nele trabalhou até morrer, em 1931, tinha então 82 anos. Usava madeira de cedro e raramente fazia uma figura de uma só vez, preferindo ter várias entre mãos. Francisco Ferreira não tinha instrução, era a sua mulher e, mais tarde, a sua filha que lhe liam passagens do Antigo e do Novo Testamento. Assim se inspirava para melhor interpretar e executar os vários episódios bíblicos que ia introduzindo no seu Presépio, identificados por legendas semelhantes às que se podem ver na exposição, cujos termos se mantiveram como na versão original.

Em relação aos pastores, são figuras ingénuas ou caricatas que retratam a sociedade urbana e rural madeirense, espelhando lides e ofícios quotidianos, vivências locais, relacionadas sobretudo com a freguesia do Monte. A “sociedade elegante”, os tipos populares, vizinhos, amigos e o próprio Francisco Ferreira são figurantes únicos, testemunhos de existências perdidas, que desta forma conseguimos reencontrar. Todos os anos introduzia novas figuras para entusiasmo e assombro de todos e a tradição instala-se. A Lapinha do Caseiro torna-se um local de romagem e devoção na quadra do Natal.

Mais Eventos em Portugal

VIII Trans Peneda-Gerês

VIII Trans Peneda-Gerês

O concelho de Montalegre volta a receber mais uma edição do Trans Peneda-Gerês (TPG), evento desportivo que promete voltar a reunir centenas de atletas, desta vez no fim de (...)

SAB17MAI
Madeira Camerata convida Ana Catanho

Madeira Camerata convida Ana Catanho

Orquestra de Cordas Madeira Camerata convida Ana Catanho Para os sócios e não sócios podem, ainda, se dirigir à loja Gaudeamus ou no dia do evento a partir das 17h00 no (...)

SAB10MAI
Montalegre | Campeonato de Portugal de Drift

Montalegre | Campeonato de Portugal de Drift

O Circuito Internacional de Montalegre recebe a terceira jornada do Campeonato Portugal Drift. A adrenalina acontece nos dias 31 de maio e 1 de junho. Mais um evento que comprova (...)

SAB31MAI
Rider - Passeio de Automóveis e Motos Clássicas

Rider - Passeio de Automóveis e Motos Clássicas

O passeio de clássicos Rider regressa à estrada nos dias 14 e 15 de Junho. Traga a sua moto, ou automóvel, e venha curvar pelas melhores estradas, escolhidas a dedo, por entre (...)

SAB14JUN
A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Festa da Flor

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Festa da Flor

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto integrado na celebração da Festa da Flor. Intitulado como "Neapolitan and Italian Songs Night" com a magnífica soprano (...)

SAB03MAI
JOAN AS POLICE WOMAN | 3 MAI

JOAN AS POLICE WOMAN | 3 MAI

A aclamada compositora americana e intérprete Joan As Police Woman regressa à Europa para mais uma tour a solo em que fará uma retrospectiva das músicas mais importantes de (...)

SAB03MAI
Praia Formosa

Praia Formosa

RONCA - CINECLUBE DE ELVAS ​A RONCA pretende proporcionar uma experiência sociocultural enriquecedora ao público e aos filmes, permitindo que ambos estejam frente a frente, (...)

SAB03MAI
Feira dos Saberes & Sabores - 6ª Edição

Feira dos Saberes & Sabores - 6ª Edição

13, 14 e 15 de junho de 2025, foram estas as datas definidas para a sexta edição da Feira dos Saberes & Sabores, a acontecer em Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul. Um (...)

SEX13JUN
Não Sou Nada - The Nothingness Club

Não Sou Nada - The Nothingness Club

RONCA - CINECLUBE DE ELVAS ​A RONCA pretende proporcionar uma experiência sociocultural enriquecedora ao público e aos filmes, permitindo que ambos estejam frente a frente, (...)

SAB07JUN
Little Big Swing Camp 2025

Little Big Swing Camp 2025

A sonhar com dias de sol? Marque na sua agenda: 25 a 29 de setembro

QUI25SET
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)