Evento: "Já não se contam ovelhas para dormir?" | Andrea Inocêncio

Portugal Eventos :: Evento em Viseu - Tondela

'Já não se contam ovelhas para dormir?' | Andrea Inocêncio

"Já não se contam ovelhas para dormir?" | Andrea Inocêncio :: Exposições

Mais Informações:

ACERT Associação Cultural e Recreativa de Tondela, Tondela

Local: Viseu - Tondela

DATA: de SAB 27-01-2024 a SAB 09-03-2024

Continuando a sua pesquisa sobre o silêncio, Andrea Inocêncio criou esta exposição em grande proximidade com as comunidades femininas da região de Tondela — em particular com as que se encontram numa maior relação com o meio natural, mas que, devido aos efeitos da globalização, avanços tecnológicos, etc., se abeiram do silenciamento. Assim este é também um trabalho que presta homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.

Ao contrário da norma, em que usualmente são os homens a guardar os rebanhos, na Serra do Caramulo a tarefa recai sobretudo nas mulheres. Esta é uma profissão que tende a desaparecer, a não ser que mais jovens como a Márcia — que realizou o sonho de dar continuidade ao trabalho da avó — queiram abraçar uma vida que pende entre a harmonia com a natureza, e a precariedade que a profissão acarreta.

A exposição inclui também registos de mulheres, pastoras, reformadas. Apesar de já não exercerem a atividade de pastoreio — por variados motivos —, são a imagem da resiliência característica das mulheres desta região.

Mais Eventos em Viseu

Miguel Araújo - Centro Cultural do Carregal do Sal

Miguel Araújo - Centro Cultural do Carregal do Sal

Centro Cultural de Carregal do Sal

SEX15MAR
RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

Milagre Metaleiro - Associação Cultural