Evento: Feira dos Santos | Chaves

Portugal Eventos :: Evento em Vila Real - Chaves

Feira dos Santos | Chaves

Feira dos Santos | Chaves :: Outros

Mais Informações:

Largo Gen. Silveira, Chaves

Local: Vila Real - Chaves

DATA: de DOM 29-10-2023 a QUA 01-11-2023

Realizada em Chaves desde tempos que se vão perdendo já da memória, a “Feira dos Santos” constitui hoje para as gentes do Alto Tâmega e particularmente para os Flavienses, o ex-libris festivo da cidade de Chaves e desta Região Transmontana.

Os “Santos”, como popularmente usa chamar-se a este grande acontecimento festivo, vão-se repetindo anualmente quando outubro expira e novembro começa. Por uns dias, a Feira dos Santos transforma o espaço público em que se realiza e a realidade do local. O que antes era um espaço de passagem, ruas e largos com os seus respetivos moradores e comerciantes, torna-se num espaço de convivência, repleto de sons, cheiros e movimentos. A cidade muda, agita-se, veste roupagens de festa, enchem-se as ruas de multidões, e o comércio e a diversão tomam conta da cidade.

Sem esquecer o seu cariz marcadamente popular e festivo, a Feira dos Santos assume-se essencialmente como um certame multisectorial, com representação de uma vasta gama de atividades económicas. O vestuário, o calçado, o artesanato nacional e internacional, as antiguidades, os produtos agrícolas, a gastronomia e um vasto leque de diversões, constituem algumas das atividades que tradicionalmente estão representadas neste importante evento anual.

Mas a Feira dos Santos não é nem pretende ser tão só uma Feira de Atividades. Mantendo uma tradição remota, a Organização tem colocado uma forte tónica nas atividades lúdicas. O concurso do melhor gado, a tradicional “chega de bois”, a atuação de grupos musicais e bandas e o arraial popular, são algumas das atividades que, a par de outras, têm garantido o êxito desta importante Feira Anual de Todos os Santos. A gastronomia é outra faceta muito atrativa, com destaque para a Feira do Polvo, que decorre em paralelo com a tradicional Feira do Gado.

A Feira fica completa com a participação do Comércio Local, que nestes dias “sai à rua” associando-se ao megamercado que se instala nas artérias da cidade.

Mais Eventos em Portugal

Festas do Povo de Campo Maior

Festas do Povo de Campo Maior

Em Campo Maior, assista às Festas do Povo e veja uma vila decorada de papel e de cor. As ruas são enfeitadas de flores e de papel em composições alegres e coloridas, criadas (...)

SAB08AGO
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça

Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça

Em junho/julho, Alcobaça recebe o prestigiado festival de música erudita Cistermúsica. Os concertos terão como palco os locais mais deslumbrantes de Alcobaça, como o imponente (...)

SEX26JUN
CINECLUBE DA GUARDA APRESENTA - VALOR SENTIMENTAL DE JOACHIM TRIER (2025)

CINECLUBE DA GUARDA APRESENTA - VALOR SENTIMENTAL DE JOACHIM TRIER (2025)

As irmãs Nora e Agnes reencontram o seu pai distante, o carismático Gustav, um realizador outrora conceituado que oferece a Nora, uma actriz de teatro, um papel naquele que (...)

TER30JUN
Feira de São Pedro 2026

Feira de São Pedro 2026

A Feira de São Pedro está de regresso a Macedo de Cavaleiros!O Parque Municipal de Exposições prepara-se para receber a Feira de São Pedro — 41.ª Edição da Feira Empresarial, (...)

SAB27JUN
Festival Med

Festival Med

Venha ao Algarve, a Loulé, no início do verão e aprecie os sons e os sabores de diversos países do mundo.Durante vários dias, o Festival Med anima o centro histórico de (...)

Hoje
A Viagem da Lã continua... mas para onde? | Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel

A Viagem da Lã continua... mas para onde? | Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel

Com a explosão da luz de maio, a natureza desabrocha em pleno e convida-nos a registar o pulsar dos dias. O nosso refúgio criativo, o projeto da lã continua a ganhar forma, (...)

TER30JUN
Feira de S. Pedro 2026 em Macedo de Cavaleiros

Feira de S. Pedro 2026 em Macedo de Cavaleiros

A Feira de S. Pedro 2026 terá lugar no Parque Municipal de Exposições em Macedo de Cavaleiros. O evento decorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, e 3, 4 e 5 de julho. No dia (...)

SAB27JUN
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

Hoje
O meu Interior Sonoro

O meu Interior Sonoro

Participação limitada a 15 pessoas, mediante inscrição prévia O teatro, como forma de expressão artística permite-nos questionar e explorar de forma criativa o mundo que (...)

SAB27JUN
O Dia da Revelação | Cinema

O Dia da Revelação | Cinema

A ideia principal concentra-se nas repercussões sociais e existenciais da descoberta de que a humanidade não está sozinha no cosmos.Local: Grande Auditório do Centro Cultural (...)

SEX26JUN
Festival Vinhos e sabores Foz Tua

Festival Vinhos e sabores Foz Tua

O Festival de Vinhos e Sabores de Foz Tua tem como objetivo promover e valorizar o vinho, em especial o produzido no concelho de Carrazeda de Ansiães, integrado na Região Demarcada (...)

SEX26JUN
Cine Conchas 2026

Cine Conchas 2026

Curiosos para mais uma edição de CineConchas? Nós também! Chegou o momento tão esperado! O CineConchas 2026 está mesmo a chegar, e com ele regressam aquelas noites mágicas (...)