Evento: O FANTOCHE QUE AJUDA A CRESCER

Portugal Eventos :: Evento em Viana do Castelo - Monção

O FANTOCHE QUE AJUDA A CRESCER

O FANTOCHE QUE AJUDA A CRESCER :: Educação

Mais Informações:

Biblioteca Municipal de Monção

Local: Viana do Castelo - Monção

DATA: de QUI 13-10-2022 a SEX 14-10-2022

O desafio levantado, nesta oficina, aos mediadores culturais do Vale do Minho é o de encontrar formas de dialogar artisticamente com o público mais jovem. Diz a carta dos direitos humanos que todo o indivíduo, desde o nascimento, tem direito à fruição cultural. A marioneta é uma ferramenta de comunicação privilegiada com este público, visto que as crianças apropriam o mundo de modo sensorial e usam os objetos que as rodeiam para desenvolver perceções. O mundo dos objetos e das marionetas é uma oportunidade de criar sensibilidades e empatias artísticas.

Quando cruzamos a criação de marionetas com um contexto patrimonial ou institucional que queremos comunicar, é necessário definir bem o ponto de partida. É preciso compreender o espaço e o público para estabelecer um diálogo cognitivo e ativar a componente sensorial, tornando a obra de arte numa ponte de comunicação eficaz. Perante a clareza do que se quer comunicar, lançamo-nos num intenso processo de criação de um espetáculo de marionetas com a Rede de Colaboradores Locais das Comédias do Minho.

A arte da marioneta é uma ferramenta fundamental para o diálogo cognitivo, artístico e educativo. As suas imensas potencialidades, plásticas e dramáticas, tornam o teatro de marionetas uma vertente de comunicação simbólica entre ator, marioneta e espectador! Análise, construção, manipulação e dramatização são processos muito diversificados que convergem para um mesmo fim – a exploração simbólica do objeto

São, assim, desenvolvidas etapas para se conceber uma metodologia que nos permita atingir objetivos específicos através da exploração artística.

Evento – Formação de agentes educativos

Público – professores, educadores, técnicos de ação educativa, e interessados

Duração – 6h

Lotação – Esgotado

Mais Eventos em Portugal

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur apresenta o seu novo álbum, “Pisces”, trazendo a Portugal a digressão "The Pisces World Tour". Com uma carreira de uma década, conta já com uma impressionante (...)

DOM16NOV
UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUI14AGO
Calum Scott (Lisboa)

Calum Scott (Lisboa)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)

QUA15OUT
Luan Santana

Luan Santana

Considerado um dos maiores nomes da música contemporânea, a sua voz, carisma inconfundível e capacidade de emocionar marcam o seu percurso, bem como toda a sua legião de fãs. (...)

QUI21AGO
UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUA13AGO
Little Big Swing Camp 2025

Little Big Swing Camp 2025

A sonhar com dias de sol? Marque na sua agenda: 25 a 29 de setembro

QUI25SET
Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

A Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça está de regresso para aquecer o verão! Não perca a oportunidade e descubra o melhor que Alpiarça tem para oferecer: (...)

SAB23AGO
A garota não (Figueiró dos Vinhos)

A garota não (Figueiró dos Vinhos)

É uma das artistas mais relevantes da cena musical atual e canta a intervenção refletindo sobre os tempos que vivemos. Os seus concertos são uma viagem social, política, (...)

SAB23AGO
Calum Scott (Porto)

Calum Scott (Porto)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)

TER14OUT
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Feira da Terra

Feira da Terra

Entre os dias 7 e 10 de agosto, chega a Mondim de Bastos mais uma edição da Feira da Terra, a maior montra dos produtos e das tradições do concelho. Aqui, poderá desfrutar (...)