Evento: Sons de Vez 2023

Portugal Eventos :: Evento em Viana do Castelo - Arcos de Valdevez

Sons de Vez 2023

Sons de Vez 2023 :: Música

Mais Informações:

Casa Das Artes de Arcos de Valdevez - Casa Das Artes de Arcos de Valdevez

Local: Viana do Castelo - Arcos de Valdevez

DATA: de SAB 04-02-2023 a SAB 25-03-2023

TAXI, HMB, The Black Mamba e Rita Vian são alguns dos nomes dos 12 projetos confirmados para a 21a edição daquele que é o primeiro festival do ano a celebrar o que de melhor se faz na música portuguesa. Depois da comemoração de duas décadas de existência no ano passado, o Sons de Vez está de volta, aos sábados, à Casa das Artes de Arcos de Valdevez, de 4 de fevereiro a 25 de março.

Programa:

04 de fevereiro – HMB

11 de fevereiro – Rita Vian + Stick & Rope Band

18 de fevereiro – Classe Crua

25 de fevereiro – TAXI + Ardours

04 de março – The Black Mamba

11 de março – Valter Lobo + Manuel de Oliveira

18 de março – Dapunksportif

25 de março – Frankie Chavez + 47 de fevereiro

A 21a edição arranca a 4 de fevereiro com um concerto repleto de groove dos HMB. A banda, composta por um grupo de amigos, deu os primeiros passos em 2012 com o lançamento do primeiro disco homónimo. Mas, hoje, com influências de soul e RnB, um toque de jazz, funk e hip hop, são um projeto consolidado, que tem em “O amor é assim”, feito em colaboração com Carminho, um bom exemplo disso.

A 11 de fevereiro, segundo fim-de-semana do Sons, há dose dupla de atuações. Rita Vian traz a sua voz de sereia que faz qualquer ouvinte viajar entre o passado e o futuro, num espectro amplo entre a eletrónica e a tradição. E os Stick & Rope Band propõem uma experiência musical instrumental de identidade sonora própria, onde a madeira e as cordas são os dois materiais que sustentam a construção dos cordofones e de todos os instrumentos de cordas com a qual se apresentam ao vivo.

Sam The Kid, um dos maiores produtores nacionais, também se junta à festa acompanhado das rimas de Beware Jack num concerto especial de Classe Crua, que promete atrair público de várias gerações. O encontro está marcado para o dia 18 de fevereiro.

A última proposta do mês faz-se ao som de sonoridades mais “revivalistas”. A começar, os Ardours, uma banda de rock alternativo formada em 2015 por Mariangela Demurtas, ex-vocalista dos Tristania, e Kris Laurent, que pertenceu aos Cadaveria. Depois deles, uma banda de culto no contexto da música feita em Portugal, os TAXI. Nascidos em 1979, no Porto, a banda com influência musical pós-punk, new wave e ska, marcou gerações com temas como “Chiclete”, “Vida de Cão” ou “Cairo”.

A começar o mês de março, no dia 4, a Casa das Artes de Arcos de Valdevez é tomada de assalto por uma das bandas portuguesas mais enérgicas, emocionantes e apaixonantes que podemos ver ao vivo: os The Black Mamba. Desde 2010 percorrem o universo do blues, soul e funk, adaptando-o ao seu habitat natural, e recentemente representaram Portugal na Eurovisão depois de vencerem o Festival da Canção com o tema “Love Is On My Side”.



No sábado seguinte, a 11 de março, atuação dupla com o cantautor Valter Lobo e o virtuoso guitarrista Manuel de Oliveira. Valter Lobo afirmou-se em 2016 com a edição do seu primeiro álbum, “Mediterrâneo”, assumindo-se cada vez mais como um artista verdadeiramente independente em todas as formas: do pensamento e composição à forma de comunicar, sem moda ou apropriação estilística. Já na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. É isso que vamos comprovar em “Entre-Lugar”, que será apresentado ao vivo.

Também os Dapunksportif se juntam a estes 21 anos de Sons de Vez. A 18 de março transformam-se na banda sonora que nos abana e personifica instrumentalmente as questões que vamos criando, com os riffs de guitarras que abraçam o calor do baixo, teclas que criam a ambiência aconchegante e dançante e a bateria que nos vai guiando pelo caminho.

Para terminar, a 25 de março, Frankie Chavez com um Blues/Folk composto por ambientes limpos e outros mais crus, difícil de catalogar num só termo, e 47 de fevereiro, que expressam a visão de jogo que emana dos seus elementos titulares, sem filtros ou condicionalismos, rematando e driblando palavras e acordes sob a forma de Rock'n'Roll.

Para além de todos os inesquecíveis concertos e, conforme vem acontecendo todos os anos, estará no Foyer do Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez uma exposição fotográfica com a compilação dos momentos mais marcantes da edição anterior. Este ano será igualmente apresentada uma intervenção plástica ao vivo, que homenageará os nomes e projetos que constituíram estes 21 anos do Sons.



Os bilhetes para a 21a Edição do Festival Sons de Vez ficam disponíveis para compra, como sempre, na semana de cada espetáculo, via telefone, pelo número da Casa das Artes 258 520 520.

Mais Eventos em Portugal

Otaku Symphony Orchestra | Música, Anime & Videojogos

Otaku Symphony Orchestra | Música, Anime & Videojogos

Uma noite inesquecível em que a Otaku Symphony Orchestra celebra os universos do anime e dos videojogos. A aventura ganha vida com temas épicos de Dragon Ball, One Piece e Naruto, (...)

SAB17JAN
Wim Mertens Ensemble (Guimarães)

Wim Mertens Ensemble (Guimarães)

Com mais de 70 álbuns lançados e numerosas partituras para cinema, televisão e teatro, Wim Mertens afirma-se como figura essencial da criação europeia e referência mundial (...)

Hoje
AS ESTAÇÕES | Cineclube de Elvas

AS ESTAÇÕES | Cineclube de Elvas

As Estações de Maureen Fazendeiro (2025) «Combinando depoimentos de trabalhadores rurais e notas de campo de um casal de arqueólogos, imagens de arquivo amador, lendas, poemas (...)

SAB17JAN
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
Rui Massena (Lisboa)

Rui Massena (Lisboa)

Pianista, compositor e maestro, Rui Massena é uma das maiores figuras da atual cena musical em Portugal, sendo o seu estilo musical caracterizado como Clássico Moderno. Depois (...)

SAB24JAN
62.º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

62.º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

A Orquestra Clássica da Madeira celebra o seu 62.º Aniversário com um concerto de excelência, protagonizado por dois nomes de destaque no panorama internacional: a violinista (...)

SAB24JAN
Marisa Liz (Ponta Delgada)

Marisa Liz (Ponta Delgada)

Depois de em 2023 lançar o seu primeiro álbum a solo, "Girassóis e Tempestades", e de em 2024 lançar o EP "Mensagens de Amor", Marisa Liz continua a encantar, com a sua voz (...)

SAB17JAN
OCM | Natalia Lomeiko (violino) e Yuri Zhislin (viola)

OCM | Natalia Lomeiko (violino) e Yuri Zhislin (viola)

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto imperdível com dois solistas de destaque internacional: Natalia Lomeiko (violino) e Yuri Zhislin (viola). Num programa (...)

SAB17JAN
Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Esta é a terceira data de um conjunto de encontros de proximidade que vamos organizar fora dos dois grandes centros urbanos nacionais, com um mote que não podia ser mais claro: (...)

SAB31JAN
Camané & Ensemble Darcos (Vila Nova de Famalicão)

Camané & Ensemble Darcos (Vila Nova de Famalicão)

A célebre frase de Bocage “De quantas cores se matiza o fado!” ilustra na perfeição a ideia que está por detrás deste projeto único, que junta uma das vozes mais conhecidas (...)

SAB24JAN
Corrida e Caminhada: 10 K - Pinheiro de Ázere | Projeto 100 k - Percorrer Santa Comba Dão

Corrida e Caminhada: 10 K - Pinheiro de Ázere | Projeto 100 k - Percorrer Santa Comba Dão

CONCENTRAÇÃO: 09h00 - Junta de Freguesia de Pinheiro de Ázere https://cm-santacombadao.pt/19756/corrida-e-caminhada-10-k---pinheiro-de-azere--projeto-100-k---percorrer-santa-comba-dao (...)

DOM25JAN
Lisa Sereno

Lisa Sereno

Natural de Leiria, a cantautora Lisa Sereno uma das mais promissoras artistas da nova folk portuguesa, apresenta o seu disco de estreia, “Belonging”. Depois de em 2024 se (...)

QUI22JAN
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Fernando Daniel (Castelo Branco)

Fernando Daniel (Castelo Branco)

Considerado um dos artistas portugueses da pop portuguesa mais relevantes da atualidade, Fernando Daniel apresenta “V.H.Sessions”, um espetáculo intimista onde surge na voz, (...)