Evento: Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal

Portugal Eventos :: Evento em Setúbal - Seixal

Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal

Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal :: Exposições

Mais Informações:

Ecomuseu Municipal do Seixal - Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Local: Setúbal - Seixal

DATA: de SEX 24-11-2023 a TER 31-12-2024

Esta exposição dá a conhecer alguns dos principais tipos de embarcações usadas no estuário do Tejo, que foram de extrema importância para a vida das povoações ribeirinhas até meados do século XX.

As características do território do Seixal, ligadas à sua localização junto ao rio Tejo, influenciaram o percurso humano do concelho que, por sua vez, também transformou esse mesmo território. Essa influência, potenciada pela proximidade a Lisboa, refletiu-se no desenvolvimento de um conjunto de atividades económicas ao longo da história e até à atualidade. Dessas atividades destacam-se: a agricultura e a moagem, a última utilizando a força das marés, ambas importantes entre os séculos XV e XX; a pesca, praticada em áreas do estuário do Tejo e no mar sobretudo entre o século XVII e meados do século XX; a construção naval em madeira e as indústrias, entre finais do século XIX e meados do século XX.

A diversidade de tipos de embarcações que navegaram e trabalharam no Tejo evidencia essa importância que se manteve até à construção das pontes sobre o rio e ao desenvolvimento dos transportes terrestres. Associadas às diversas atividades, distinguem-se as embarcações de pesca.

A exposição pode ser visitada até 31 de dezembro de 2024, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, e ao fim de semana, entre as 14 e as 17 horas.

Mais Eventos em Setúbal

Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Após as obras desenvolvidas por Daniel Cardoso, como “Lago dos Cisnes” e “Sagração da Primavera”, o artista traz agora uma nova adaptação de “Romeu e Julieta”, (...)