Evento: We ❤️ Trains

Portugal Eventos :: Evento em Santarém - Entroncamento

We ❤️ Trains

We ❤️ Trains :: Exposições

Mais Informações:

Galeria Municipal do Entroncamento

Local: Santarém - Entroncamento

DATA: de SAB 30-07-2022 a QUI 11-08-2022

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "WE LOVE TRAINS" DE SÍLVIA GONÇALVES E HUGO ALEXANDRE

Data: 30 de julho de 2022, sábado ( 17h00 )

a 11 de agosto de 2022, quinta-feira

Horário complementar: 15h00-19h00 TER-DOM (exceto às SEG)

Local: São João Baptista . Entroncamento, Galeria Municipal do Entroncamento

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Antes das estradas de alcatrão, havia as de ferro.

Escavadas com o suor dos nossos antepassados a golpe de picareta, serpentearam por esses vales fora, ultrapassaram rios, trespassaram montanhas, uniram lugares.

Criaram-se cidades onde antes existiam tímidos entrepostos; mercadorias começaram a circular de forma mais célere; as gentes ganharam mobilidade.

Para nós, filhos do povo, do dinheiro contado, da sandes embrulhada, todo um país se desvendou diante de nossos olhos com a cabeça fora da janela. Os azulejos anunciavam as terras por detrás, mesmo que estas fossem longe. Vivíamos o turismo antes de pensar na palavra; se a curiosidade em descobrir era a motivação, o comboio seria a “arma”. Mas agora a arma é outra: a máquina fotográfica.

O mundo mudou. Cada vez mais, não precisamos ir, mas apenas “estar”. Já nem a estrada de alcatrão tem o mesmo impacto no “sentir”. Nos entretantos do tempo permanecem os vestígios de uma história coletiva obrigatoriamente fragmentada, mas sempre importante de ser contada. Afinal, um povo sem memória é um povo que enfraquece, vítima do seu próprio esquecimento. Recordá-la ou descobri-la é a nossa proposta.

Outras fotos, outras narrativas. Para outro dia. Porque amamos comboios.

SOBRE OS AUTORES

Hugo Alexandre de Sousa nasceu no Barreiro e cresceu entre as fábricas e o material circulante “Diesel”. Fotografar equipamentos, infraestruturas ou meros detalhes é mais que um exercício de resgatar memórias: é voltar a brincar com aquela leveza de quem descobre o mundo à velocidade ditada pela potência dos motores.

Silvia Gonçalves nasceu em Lisboa. Desde cedo que a máquina fotográfica a acompanha nas viagens e caminhadas que faz. Numa dessas longas jornadas descobriu uma nova paixão: o Património Industrial e Ferroviário. Desde então procura fazer com que o vasto património histórico não seja uma vazia e escassa lembrança. Criou o Projeto “Estações esquecidas - Por aqui passam comboio” originando uma edição de autor entretanto esgotada.

Preço: Entrada Livre

Informações

Município do Entroncamento - UCAM - Cultura . Galeria Municipal

Largo José Duarte Coelho São João Baptista 2330-078 Entroncamento

249 720 400

cultura@cm-entroncamento.pt

Mais Eventos em Portugal

Serge Fritz

Serge Fritz

O músico bracarense Sérgio Freitas apresenta no Theatro Circo o resultado de uma residência artística em coprodução com o teatro, dando continuidade ao seu trabalho a solo (...)

SAB31JAN
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)

SAB06JUN
Camané

Camané

Neste concerto imperdível, o fadista Camané faz uma retrospetiva da sua longa carreira, percorrendo alguns dos seus trabalhos mais icónicos, desde os primeiros álbuns dos (...)

SAB31JAN
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE 'AOS VIVOS' EM DIGRESSÃO NACIONAL

CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE "AOS VIVOS" EM DIGRESSÃO NACIONAL

A digressão que passa por Portugal em 2026 resgata o espírito original: um espetáculo a solo, voz e violão, onde cada canção é apresentada ao vivo no seu estado primordial, (...)

SEX20MAR
Concerto de Carnaval

Concerto de Carnaval

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O mais famoso e tão esperado Concerto de Carnaval" que já conta com mais de duas décadas em Portugal, onde a música, que foi cuidadosamente (...)

DOM15FEV
OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Madeira Camerata | Epsie Thompson

Madeira Camerata | Epsie Thompson

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Orquestra de Cordas Madeira Camerata que convida a flautista Epsie Thompson. Com sua sensibilidade e elegância, Epsie (...)

SAB25ABR
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Esta é a terceira data de um conjunto de encontros de proximidade que vamos organizar fora dos dois grandes centros urbanos nacionais, com um mote que não podia ser mais claro: (...)

SAB31JAN
Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um magnífico concerto com o emblemático Stefan Dohr. Reconhecido pelo seu som distinto, técnica única e interpretações profundamente (...)

SAB16MAI
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

Lavagante de Mário Barroso (2025) Uma história de amor e enganos, num cenário marcado pela acção da polícia política da ditadura salazarista, a censura, as perseguições (...)