Evento: Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)

Portugal Eventos :: Evento em Porto - Vila Nova de Gaia

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992) :: Exposições

Mais Informações:

Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia

Local: Porto - Vila Nova de Gaia

DATA: de SAB 21-01-2023 a SAB 22-04-2023

No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), esta exposição na Biblioteca Municipal de Gaia, sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar.

Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo as peças a carvão e postais ilustrados que estiveram expostas na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias. Esta exposição, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz (neto do artista), tem o maior objetivo de divulgação do espólio de um artista plástico multifacetado, nascido na Madalena, em 1922. Tem o apoio do Município de Vila Nova de Gaia com organização do Pelouro da Cultura e da Associação Cultural Amigos de Gaia.

Para além da vida comunitária e académica ativa, teve o mérito também de ter sido professor de desenho de Ilustres Arquitetos como Álvaro Siza, Alcino Soutinho e Artistas Plásticos como Graça Morais ou Joana Vasconcelos.

O seu traço é efetivamente inconfundível, os temas e suportes são multifacetados o que faz um artista plástico conhecedor e de causas honráveis.

O Mestre Isolino Vaz (Vila Nova de Gaia, Madalena, 1922 - Lisboa, 1992), tal como é conhecido no mundo académico e artístico, deixou um espólio completo que agora se revisita. Da pintura a óleo ao desenho e caricatura, do vitralismo à ilustração, da escultura à medalhística, permite-nos entender a inquietude da sua temática e o seu conhecimento técnico que quis partilhar com os outros.

A sua produção artística multifacetada, as causas que defendeu estão perfeitamente alinhadas com o panorama artístico da segunda metade do século XX, preenchendo valores de ética e de preocupação social, na sua posição enquanto artista e alguém envolvido na dinâmica social e comunitária.

2022 foi o mote para a celebração do seu Centenário, até 2023, e justificação para o reconhecimento da sua vasta obra, espalhada por colecionadores privados que aqui se fazem representar com convicção, muito pela reconhecida personalidade pedagógica e cultural de Isolino Vaz.

Mais Eventos em Portugal

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Madeira Camerata | Epsie Thompson

Madeira Camerata | Epsie Thompson

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Orquestra de Cordas Madeira Camerata que convida a flautista Epsie Thompson. Com sua sensibilidade e elegância, Epsie (...)

SAB25ABR
Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um magnífico concerto com o emblemático Stefan Dohr. Reconhecido pelo seu som distinto, técnica única e interpretações profundamente (...)

SAB16MAI
Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Samuel Úria - 2000 A.D. (Fafe)

Samuel Úria - 2000 A.D. (Fafe)

Samuel Úria sobe aos palcos com “2000 A.D.”, o enigmático título do seu novo disco, com o mote “O ano 2000 já chegou. E recomenda-se!”. Partindo da realidade atual (...)

Hoje
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE 'AOS VIVOS' EM DIGRESSÃO NACIONAL

CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE "AOS VIVOS" EM DIGRESSÃO NACIONAL

A digressão que passa por Portugal em 2026 resgata o espírito original: um espetáculo a solo, voz e violão, onde cada canção é apresentada ao vivo no seu estado primordial, (...)

SEX20MAR
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)

SAB06JUN
Marisa Liz (Praia da Vitória)

Marisa Liz (Praia da Vitória)

Depois de em 2023 lançar o seu primeiro álbum a solo, "Girassóis e Tempestades", e de em 2024 lançar o EP "Mensagens de Amor", Marisa Liz continua a encantar, com a sua voz (...)

SAB14MAR
LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

Lavagante de Mário Barroso (2025) Uma história de amor e enganos, num cenário marcado pela acção da polícia política da ditadura salazarista, a censura, as perseguições (...)

SAB09MAI
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)