Evento: Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)

Portugal Eventos :: Evento em Porto - Vila Nova de Gaia

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992) :: Exposições

Mais Informações:

Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia

Local: Porto - Vila Nova de Gaia

DATA: de SAB 21-01-2023 a SAB 22-04-2023

No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), esta exposição na Biblioteca Municipal de Gaia, sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar.

Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo as peças a carvão e postais ilustrados que estiveram expostas na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias. Esta exposição, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz (neto do artista), tem o maior objetivo de divulgação do espólio de um artista plástico multifacetado, nascido na Madalena, em 1922. Tem o apoio do Município de Vila Nova de Gaia com organização do Pelouro da Cultura e da Associação Cultural Amigos de Gaia.

Para além da vida comunitária e académica ativa, teve o mérito também de ter sido professor de desenho de Ilustres Arquitetos como Álvaro Siza, Alcino Soutinho e Artistas Plásticos como Graça Morais ou Joana Vasconcelos.

O seu traço é efetivamente inconfundível, os temas e suportes são multifacetados o que faz um artista plástico conhecedor e de causas honráveis.

O Mestre Isolino Vaz (Vila Nova de Gaia, Madalena, 1922 - Lisboa, 1992), tal como é conhecido no mundo académico e artístico, deixou um espólio completo que agora se revisita. Da pintura a óleo ao desenho e caricatura, do vitralismo à ilustração, da escultura à medalhística, permite-nos entender a inquietude da sua temática e o seu conhecimento técnico que quis partilhar com os outros.

A sua produção artística multifacetada, as causas que defendeu estão perfeitamente alinhadas com o panorama artístico da segunda metade do século XX, preenchendo valores de ética e de preocupação social, na sua posição enquanto artista e alguém envolvido na dinâmica social e comunitária.

2022 foi o mote para a celebração do seu Centenário, até 2023, e justificação para o reconhecimento da sua vasta obra, espalhada por colecionadores privados que aqui se fazem representar com convicção, muito pela reconhecida personalidade pedagógica e cultural de Isolino Vaz.

Mais Eventos em Portugal

Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Após as obras desenvolvidas por Daniel Cardoso, como “Lago dos Cisnes” e “Sagração da Primavera”, o artista traz agora uma nova adaptação de “Romeu e Julieta”, (...)

SAB20ABR
Lobgesang de Mendelssohn

Lobgesang de Mendelssohn

Depois de se ter cruzado com Goethe em 1812, Beethoven quis inspirar-se na obra literária do escritor, pelo qual nutria uma profunda admiração, baseando-se nela para criar (...)

Hoje
'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)

DOM14JUL
Bem Gil + Moreno Veloso

Bem Gil + Moreno Veloso

Começando pelo óbvio: Moreno Veloso é filho de Caetano Veloso e Bem Gil é filho de Gilberto Gil. Sempre conviveram familiarmente, sempre viveram rodeados de música e dos (...)

SAB20ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Venha pedalar no maior evento europeu de cicloturismo! Conheça um território mágico, de águas-vivas e montanhas serenas, paisagens de sonho, sabores e aromas marcantes. Pedalando (...)

SAB29JUN
Comendatio Music Fest 24

Comendatio Music Fest 24

O Comendatio Music Fest é o festival go-to dedicado aos sons e movimentos da música progressiva moderna e ambiental. Depois das aclamadas edições de 2019, 2022 e 2023, que (...)