Evento: "Portreto de la animo"

Portugal Eventos :: Evento em Porto - Porto

'Portreto de la animo'

"Portreto de la animo" :: Exposições

Mais Informações:

Museu Nacional Soares dos Reis, Porto

Local: Porto - Porto

DATA: de QUI 13-07-2023 a DOM 12-11-2023

O Museu Nacional Soares dos Reis, em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, o Centro de Arte Oliva e os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger, com o apoio do Circulo Dr. José de Figueiredo, apresenta uma exposição de retratos e autorretratos que integram a Coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.

A partir da expressão em esperanto portreto de la animo – que em português significa “retrato da alma”–, a exposição irá proporcionar o encontro entre obras do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis e da coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva. Retratos e autorretratos apresentam-se como ferramentas de exploração do mundo interior e das suas múltiplas expressões.

A fruição da obra de arte é complementada por um programa de atividades para públicos diferenciados. Destacamos os momentos de reflexão e debate sobre a articulação entre arte e saúde mental, tema que atravessa grande parte das obras em exposição.

Richard Treger e António Saint Silvestre iniciaram a sua coleção inspirados no percurso iniciado por Jean Dubuffet, pioneiro na recolha de produções artísticas que se convertem em relatos do inconsciente. Pela primeira vez, apresentam a sua Galeria de Retratos no MNSR.

Mais Eventos em Porto

MIMO Amarante 2024

MIMO Amarante 2024

O MIMO Festival nasceu no Brasil e celebrou em 2023 o seu vigésimo aniversário. Idealizado por Lu Araújo, teve a primeira edição internacional em 2016 na cidade de Amarante. Inteiramente (...)

SEX19JUL
(LA)HORDE- Ballet nacional de Marseille | Age of Content

(LA)HORDE- Ballet nacional de Marseille | Age of Content

Em Age of Content, questionamos a nossa relação física e emocional com a abundância de conteúdo e realidades simultâneas que caracterizam o mundo atual. Os nossos mundos (...)

SEX14JUN
DMAES SUMMER BOOTCAMP 2024

DMAES SUMMER BOOTCAMP 2024

DMAES SUMMER BOOTCAMP é um Festival de verão de Dança que se realiza em Vila Nova de Gaia, de 2 a 11 de agosto, destinado a profissionais, apaixonados e outros interessados (...)