Evento: Senhor de Matosinhos - Festas da cidade

Portugal Eventos :: Evento em Porto - Matosinhos

Senhor de Matosinhos - Festas da cidade

Senhor de Matosinhos - Festas da cidade :: Festas

Mais Informações:

Vários locais - Matosinhos

Local: Porto - Matosinhos

DATA: de SEX 19-05-2023 a DOM 11-06-2023

As Festas de Cidade estão de regresso de 19 de maio a 11 de junho com Fernando Daniel, Sérgio Godinho, Moontosinhos com Joel Cleto e uma vasta programação para todos os gostos e idades.

As tradicionais iluminações decorativas nas principais artérias que acolhem as Festas da Cidade assinalam o início de uma das maiores romarias do país.

Ao longo das próximas três semanas, o centro de Matosinhos transforma-se para receber a visita de cerca de um milhão de pessoas.

Das farturas, ao fogo dos bonecos, dos carrosséis à Feira da Louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, Feira de Artesanato, ruas decoradas a preceito, nada faltará este ano para o regresso sempre tão esperado do Senhor de Matosinhos.

A XVIII edição da FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos tem abertura ao público, dia 20. Nesse dia, pelas 16 horas, há também a inauguração da exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca” no Mumma - Museu da Memória de Matosinhos, uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas da Leça da Palmeira de antigamente, que inclui peças e bonecos em madeira e cartão construídos de raiz nos últimos cem anos por três gerações da família Soares.

No domingo, dia 21, pelas 15h30 haverá o tradicional Festival de Folclore no palco das festas. Encontros de coros, arruadas, desfiles de grupos de bombos e de vestidos de chita, concertos de bandas filarmónicas e muita música no palco das festas são pontos altos de um vasto programa que se prolonga até ao dia 11 de junho.

Na sexta, dia 26, pelas 22h00, decorre o concerto com Fernando Daniel. O tradicional fogo de artifício será no sábado, dia 27.

O grande atrativo da romaria é a devoção ao Senhor de Matosinhos. Destaque, por isso, para a Solene Procissão do Bom Jesus de Matosinhos, marcada para as 16h00 do dia 28 de maio, que percorrerá várias artérias em direção ao Monumento do Senhor do Padrão. Na terça-feira, dia 30 de maio, feriado municipal, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves presidirá à Eucaristia Solene do Bom Jesus do Senhor de Matosinhos. Nesse dia, à tarde, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe o tradicional lançamento do livro das festas, desta vez “Matosinhos: Memória e Coração da Feira da Louça – uma resposta para a nostalgia”, de Helder Pacheco.

Moontosinhos com Joel Cleto, Sérgio Godinho e Silvana Estrada no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Notas de Soirée com a Escola de Música Óscar da Silva e tarde de fados no Jardim Basílio Teles são momentos a destacar na programação.

Seja bem-vindo às Festas do Senhor de Matosinhos!

Mais Eventos em Porto

(LA)HORDE- Ballet nacional de Marseille | Age of Content

(LA)HORDE- Ballet nacional de Marseille | Age of Content

Em Age of Content, questionamos a nossa relação física e emocional com a abundância de conteúdo e realidades simultâneas que caracterizam o mundo atual. Os nossos mundos (...)