Evento: VISITA GUIADA a pé - Gavião

Portugal Eventos :: Evento em Portalegre - Gavião

VISITA GUIADA a pé - Gavião

VISITA GUIADA a pé - Gavião :: Outros

Mais Informações:

Gavião

Local: Portalegre - Gavião

DATA: de SEX 27-05-2022 a DOM 29-05-2022

Esta é uma actividade de imersão na Natureza, com dois percursos significativamente diferentes em que a água, as cores da paisagem e os sons envolventes, serão os nossos principais companheiros.

Arribas do Tejo (16 km a pé)

Percurso circular

Neste dia iremos passear pelas duas margens do Tejo por caminhos antigos, carreiros, estradões de terra; atravessando pontes (em ferro e himalaia), admirando a barragem de Belver e por fim seguindo por um maravilhoso passadiço.

O percurso será ora bem perto ao rio, admirando o espelho de água que as águas tranquilas oferecem, ora afastando-se, subindo os cabeços com vistas deslumbrantes do rio serpenteando a paisagem.

Nas arribas, para que a progressão seja mais fácil e segura, encontraremos estruturas de madeira, como corrimãos e degraus.

O percurso é rico em fauna e flora, mas também em história e vida cultural. Não perderemos esta oportunidade para visitar o Castelo de Belver (séc XII) e o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver.

Nos últimos 2 quilómetros seguiremos pelo encantador Passadiço do Alamal construído mesmo sobre as margens do rio de modo a não prejudicar a sua fauna e flora.

O percurso termina na Praia Fluvial do Alamal (bandeira azul), quem sabe com uns merecidos mergulhos.

Destaques:

Praia fluvial da Ortiga

Barragem de Belver

Anta do Penedo Gordo

Castelo Belver

Ponte Himalaia

Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver

Ponte de Belver

Passadiço de Alamal

Corredor Ecológico (19 km a pé)

Percurso de imersão na natureza.

Possibilidade de encurtar o percurso em dois momentos

Partindo das nascentes “olhos de água” da ribeira de Alferreireira e acompanhando-a até à Ribeira de Barrocas e depois até ao Tejo, passaremos por dezenas de antigos moinhos, azenhas e lagares.

A flora é rica. No percurso poderemos contemplar a Rosa Albardeira de grandes flores de cor avermelhada ou cor-de-rosa, o Feto Real de longas folhas que podem atingir os 2 metros de comprimento, o perfumado Rosmaninho cobrindo os campos de flores de cor lilás; a Esteva de flor branca, o Lírio Amarelo do Monte que floresce durante o mês de maio. Entre as árvores destacam-se o Freixo, o Amieiro e o Salgueiro que crescem ao longo das margens das ribeiras e têm uma grande longevidade.

Aqui vivem Bandos de Grifos, uma das aves de maior porte existente em Portugal e outras aves como a sensível Cegonha Preta, a elegante Garça Real com o seu “penacho preto” e o colorido guarda-rios. Também é habitat para os robustos javalis e pode ser que tenhamos a sorte de nos cruzar com uma lontra, um mamífero em risco de extinção.

Junto à margem do Tejo passaremos por caminhos tradicionais de pedra e terra batida que se intercalam com um passadiço inaugurado recentemente.

Destaques:

A natureza no seu esplendor

Moinhos, azenhas e lagares

Programa:

27.5.2022 – Lisboa – Gavião (VAN)

28.5.2022 – Arribas do Tejo (16,2 km a pé) / Jantar “O Belver Restaurante”

29.5. 2022 – Corredor Ecológico (19 km a pé) / Gavião – Lisboa (VAN)

Ponto de Encontro

Praça do Martim Moniz em frente ao Hotel Mundial

Mostrar no Mapa

Nível de Dificuldade

Moderado

Como Chegar

Metro: Paragem "Martim Moniz" (Linha Verde)

Duração

2 dias e 2 noites

Incluído

- Guia

- Transporte VAN: Lisboa - Gavião - Lisboa

- Alojamento na Moradia “Casa dos Rosas”, 4 suites, 6 camas, 5 casas de banho e meia, ar condicionado, cazinha totalmente equipada, piscina exterior

- Jantar de convívio (última noite - Sábado) – “O Belver Restaurante”

- Águas

- Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil

Mais Eventos em Portalegre

ZNA Gathering 2022

ZNA Gathering 2022

ZNA Gathering é um festival bienal de transe psicadélico em Portugal. Localizado longe dos turistas nas praias e cidades de Portugal, os visitantes reúnem-se no conhecido ZNA (...)