Evento: A mascarada política | Exposição

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Torres Vedras

A mascarada política | Exposição

A mascarada política | Exposição :: Exposições

Mais Informações:

Centro de Artes e Criatividade, Torres Vedras

Local: Lisboa - Torres Vedras

DATA: de SEX 30-09-2022 a DOM 05-02-2023

Assegurando um comentário gráfico regular da vida portuguesa durante mais de 30 anos, como é que Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) retratou o Carnaval, data importante nos divertimentos públicos de Lisboa? Esta exposição procura responder à pergunta mergulhando na obra gráfica do caricaturista, olhando para o Carnaval, não apenas como um momento de inversão do estabelecido, mas como um fenómeno histórico que contempla inúmeros significados sociais, políticos, económicos e religiosos.

Bordalo Pinheiro abordou o Carnaval, tema que lhe era caro, de várias formas: como cena do quotidiano, objeto de reportagem gráfica nos jornais que publicou, para fazer sátira política, desenhar alegorias e decorações para os carros alegóricos dos clubes carnavalescos ou para os teatros da capital nos “bailes de terça-feira gorda” e, significativamente, abordou o Carnaval para se envolver na polémica causada pela imposição do Carnaval “Civilizado”, com ritos e propósitos distintos do Carnaval popular.

Bordalo Pinheiro foi crítico da tentativa de aburguesamento do Entrudo, e mostrou-o em 1903 com alusão política num dos melhores desenhos carnavalescos saídos do seu lápis. O genial caricaturista era, então, um nome celebrado, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco.

Mais Eventos em Lisboa

Eros Ramazzotti - Battito Infinito

Eros Ramazzotti - Battito Infinito

“Battito Infinito” é um projeto internacional que combina o lançamento do disco com a nova digressão mundial. Indubitavelmente um dos artistas de maior sucesso, Eros Ramazzotti, (...)

SAB04FEV
Trivium & Heaven Shall Burn

Trivium & Heaven Shall Burn

Os Trivium voltam a Portugal no dia 4 de fevereiro de 2023 e, desta vez, fazem-no em nome próprio. O quarteto, cuja formação fica hoje completa com Corey Beaulieu, Paolo Gregoletto (...)

SAB04FEV
Sumol Summer Fest

Sumol Summer Fest

Em Junho/Julho, a Costa de Caparica é invadida pelas good vibes do Sumol Summer Fest.Para além das bandas que milhares de amantes de boa praia e boa música vão poder ouvir nestes (...)

SEX30JUN
Jorge Barradas

Jorge Barradas

No âmbito do protocolo existente entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA e a Fundação Millennium bcp, o Museu apresentará, (...)

QUA01MAR
Karetus

Karetus

Apaixonados pela música eletrónica, os Karetus sempre ambicionaram dar o seu próprio contributo à música, expandindo fronteiras sem ligar a estilos ou ritmos. Enquanto criadores (...)