Evento: Voice n' Combo

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Torres Vedras

Voice n' Combo

Voice n' Combo :: Música

Mais Informações:

Teatro-Cine, Torres Vedras

Local: Lisboa - Torres Vedras

DATA: SAB 21 de maio de 2022

As longínquas origens do jazz cantam a dor do Homem prisioneiro e a sua esperança de libertação. Nasce nos campos de algodão e nas igrejas, celebra os funerais, difunde-se num vasto território, mas é em Nova Orleães que encontra o terreno mais fértil para crescer e ser uma arte relevante. Surge das inúmeras diferenças norte-americanas: entre pobres e ricos, felizes e infelizes, o campo e a cidade, negros e brancos, homens e mulheres, entre a velha África e a velha Europa. É uma arte de memória. Uma mistura explosiva de ritmos africanos e de elementos melódicos, harmónicos e formais da tradição europeia. Nesta identidade musical ressoam o lamento e o protesto contra a opressão, a luta pelos direitos civis, uma mensagem de esperança e a afirmação perante as adversidades. Ecoam duas guerras mundiais, a depressão económica e ao mesmo tempo a encarnação do drama da história dos EUA.

O programa do concerto permite fazer um pequeno percurso pela história do jazz, evidenciando as diferenças entre épocas, valorizando as suas especificidades, revelando as permutas e influências que estas estabeleceram entre si.

Mais Eventos em Lisboa

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)