Evento: Mãos de Mestre, Gilberto Grácio - O legado de um Guitarreiro

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Oeiras

Mãos de Mestre, Gilberto Grácio - O legado de um Guitarreiro

Mãos de Mestre, Gilberto Grácio - O legado de um Guitarreiro :: Exposições

Mais Informações:

Centro Cultural Palácio do Egipto, Oeiras

Local: Lisboa - Oeiras

DATA: de SEX 03-03-2023 a SAB 13-05-2023

O Mestre Gilberto Grácio foi o último artesão da família Grácio, importante e reconhecida família de construtores da guitarra portuguesa. Para além da sua mestria na construção de instrumentos, Gilberto Grácio é o autor do guitolão, instrumento inédito de 12 cordas, cuja origem remonta à guitarra portuguesa, modelo de Coimbra. Do guitolão apenas existem dois exemplares, por o autor querer dar a este instrumento um cunho de quase raridade.

A exposição terá como fio condutor o seu legado e trajetória, e através dele o percurso duma família com três gerações de construtores de instrumentos musicais, com especial enfoque nas técnicas e materiais utilizados, nas ligações ao fado de Coimbra e Lisboa e, consequentemente, na sua ligação ao património imaterial de Oeiras.

Poderá visitar a exposição de 03 de março a 13 de maio de 2023, no Centro Cultural Palácio do Egípto, em Oeiras.

Mais Eventos em Lisboa

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Lobgesang de Mendelssohn

Lobgesang de Mendelssohn

Depois de se ter cruzado com Goethe em 1812, Beethoven quis inspirar-se na obra literária do escritor, pelo qual nutria uma profunda admiração, baseando-se nela para criar (...)