Evento: Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM

Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM :: Exposições

Mais Informações:

Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de QUA 31-01-2024 a DOM 19-05-2024

A exposição, dividida em duas partes, celebra o centenário do nascimento de SAM, ou Samuel Azavey Torres de Carvalho (1924-1993), que faria 100 anos no dia 31 de janeiro de 2024.

SAM foi um artista mutifacetado, tendo-se destacado na área do cartoon, das artes plásticas e da escultura. Para o historiador José Augusto-França, o artista introduziu “uma dimensão nova na arte portuguesa [nos anos 70]: o Humor”, pensando nas décadas cinzentas do Estado Novo. Já o realizador António-Pedro Vasconcelos, disse uma vez que falar de humor nos anos 70 do século XX “era falar de Herman, de Miguel Esteves Cardoso e de SAM”.

É esse humor que caracteriza a obra de SAM, muitas das vezes subtil e absurdo, que pretendemos revelar nesta exposição-tributo.

A exposição, produzida em parceria com a família de SAM, é composta maioritariamente por cartoons (do saudoso Guarda Ricardo a Margueritte), colagens e desenhos originais, e integra ainda algumas esculturas e quatro Filmezinhos do Sam (RTP, 1989), interpretados por Mário Viegas e Vítor Norte.

Esta exposição tem duas partes. A primeira parte, decorre entre 31 de janeiro e 24 de março; a segunda, entre 26 de março e 19 de maio. Nesta segunda parte, cerca de 40 cartoons expostos na primeira parte serão substituídos por outras quatro dezenas de desenhos originais.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)