Evento: Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM

Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM :: Exposições

Mais Informações:

Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de QUA 31-01-2024 a DOM 19-05-2024

A exposição, dividida em duas partes, celebra o centenário do nascimento de SAM, ou Samuel Azavey Torres de Carvalho (1924-1993), que faria 100 anos no dia 31 de janeiro de 2024.

SAM foi um artista mutifacetado, tendo-se destacado na área do cartoon, das artes plásticas e da escultura. Para o historiador José Augusto-França, o artista introduziu “uma dimensão nova na arte portuguesa [nos anos 70]: o Humor”, pensando nas décadas cinzentas do Estado Novo. Já o realizador António-Pedro Vasconcelos, disse uma vez que falar de humor nos anos 70 do século XX “era falar de Herman, de Miguel Esteves Cardoso e de SAM”.

É esse humor que caracteriza a obra de SAM, muitas das vezes subtil e absurdo, que pretendemos revelar nesta exposição-tributo.

A exposição, produzida em parceria com a família de SAM, é composta maioritariamente por cartoons (do saudoso Guarda Ricardo a Margueritte), colagens e desenhos originais, e integra ainda algumas esculturas e quatro Filmezinhos do Sam (RTP, 1989), interpretados por Mário Viegas e Vítor Norte.

Esta exposição tem duas partes. A primeira parte, decorre entre 31 de janeiro e 24 de março; a segunda, entre 26 de março e 19 de maio. Nesta segunda parte, cerca de 40 cartoons expostos na primeira parte serão substituídos por outras quatro dezenas de desenhos originais.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Lobgesang de Mendelssohn

Lobgesang de Mendelssohn

Depois de se ter cruzado com Goethe em 1812, Beethoven quis inspirar-se na obra literária do escritor, pelo qual nutria uma profunda admiração, baseando-se nela para criar (...)