Evento: ORIENTE - OCIDENTE: A origem dos jogos tradicionais

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

ORIENTE - OCIDENTE: A origem dos jogos tradicionais

ORIENTE - OCIDENTE: A origem dos jogos tradicionais :: Exposições

Mais Informações:

Museu do Oriente, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEX 15-12-2023 a DOM 25-02-2024

São inúmeros os jogos e brincadeiras com que o Oriente nos enriqueceu, e que ainda hoje alegram e divertem as crianças do mundo inteiro. Existem algumas diferenças entre os jogos e as brincadeiras, o jogo tem regras. E tem sempre um fim. Já a brincadeira não tem fim pré-determinado, ela prossegue enquanto houver motivação e interesse dos participantes. São muitos os benefícios dos jogos para a criança. A partir dos jogos, elas podem começar a entender o que é uma regra e a possível resolução de conflitos. Assim, a criança começa a entender que existem pontos de vista diferentes do dela, e começa a articular os seus pontos de vista. Outro aspeto importante dos jogos é que, como geralmente existe uma competição, a criança começa a lidar com a situação de derrota, aprendendo a gerir o sentimento de perda. Saber perder é muito importante na vida.

A exposição ORIENTE – OCIDENTE: A origem dos jogos tradicionais apresenta 41 esculturas representativas de vários jogos e brincadeiras tradicionais que tiveram origem na China e no Japão e que ainda hoje se realizam em todo o mundo. Em várias destas representações, enquanto as crianças jogam os jogos, outras personagens adultas e crianças observam esse mesmo acto de jogar.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
William Forsythe, George Balanchine e Andrew McNico

William Forsythe, George Balanchine e Andrew McNico

Num só programa reunem-se dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: William Forsythe, George Balanchine e Andrew McNicol. Serão apresentadas três obras de épocas (...)

QUI14MAR
Casca de Noz - Miguel Araújo

Casca de Noz - Miguel Araújo

Em 2019 deu a volta ao país numa digressão de auditórios a que Miguel Araújo chamou de "Casca de Noz". Sem guião, sozinho no palco, amparado pelos seus instrumentos e pelas (...)

TER27FEV
Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)