Evento: Pequenos tesouros: Frascos de rapé chineses

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Pequenos tesouros: Frascos de rapé chineses

Pequenos tesouros: Frascos de rapé chineses :: Exposições

Mais Informações:

Museu Medeiros e Almeida, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEG 16-10-2023 a SAB 06-01-2024

Introduzido na China pelos portugueses no final do século XVI, o rapé, ou tabaco moído, difunde-se na sociedade chinesa durante a dinastia Qing (1644-1912). Inicialmente recebido enquanto produto medicinal, populariza-se gradualmente, até finais do século XIX, como de uso recreativo.

O seu consumo dá origem à produção de pequenos frascos manufaturados em materiais variados, como vidro, porcelana, ágata, jade e outras pedras ornamentais, marfim, coral ou bambu. Estas peças são laboriosamente esculpidas, vazadas, incisas, esmaltadas e pintadas, constituindo requintadas obras de arte em miniatura. O seu valor e beleza residem não apenas na sua riqueza material e técnica, mas também decorativa. Os frascos de rapé refletem a rica herança cultural e artística chinesa, através da representação de paisagens, figuras humanas e animais, episódios históricos e lendários, simbologias auspiciosas e inscrições.

A exposição de 160 peças, provenientes de importantes coleções privadas internacionais, representa uma oportunidade única para conhecer de perto estes fascinantes objetos artísticos!

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)