Evento: Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo :: Música

Mais Informações:

Centro Cultural de Belém, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: SEX 5 de abril de 2024

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património musical português e repertório barroco, mas também lançarmos novos desafios aos nossos criadores contemporâneos. Exemplos passados são convites ao realizador Pedro Costa, ao guitarrista e compositor Miguel Amaral, ao videasta Nuno Cera, ao compositor Eero Hämeenniemi. Neste sentido, lançámos o repto ao compositor e pianista Filipe Raposo, com o qual partilhamos afinidades artísticas e pessoais. Admiramos muito o seu trabalho, quer na música improvisada quer na composição e, depois de assistirmos à música que escreveu para acompanhar o filme Metropolis, de Fritz Lang, a ideia do Filipe Raposo compor para o nosso grupo começou a germinar. Como o Filipe Raposo gosta muito de música barroca e depois de várias conversas preparatórias, chegámos à conclusão que a Suite Barroca de danças poderia ser um mote de inspiração. Allemandes, menuets, courantes, sarabandes, passepieds, gigues, entre outras, são um terreno fértil para a criatividade jorrar. Combinámos também que o próprio compositor irá integrar a orquestra, desta feita tocando órgão positivo. É também uma forma de manter os músicos alerta para novas exigências que estimulem proficiência musical e técnica pois serão certamente confrontados com harmonias e ritmos diferentes do habitual e, por seu torno, poderão contribuir também com a sua visão experienciada dos modelos utilizados. Foi também muito positiva abertura do CCB, instituição com a qual temos uma relação com um grande historial (aliás, foi neste espaço cultural que começámos a nossa existência) para este tipo de programação inovadora.

Estamos em crer que será uma experiência inesquecível e a primeira pedra de uma nova linha de desenvolvimento do nosso percurso. – Os Músicos do Tejo

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)