Evento: Echoes of Nature

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Echoes of Nature

Echoes of Nature :: Exposições

Mais Informações:

Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SAB 08-10-2022 a DOM 29-01-2023

O percurso de Manuela Marques é um dos mais singulares e internacionais da fotografia portuguesa. Pela primeira vez, apresentará em Portugal, uma exposição que congrega vários dos seus trabalhos dos últimos anos, sendo parte integrante de um tríptico expositivo que inclui apresentações no MuMa, Havre, França (4 de março 2022) e no Domaine de Kerguhennec (19 de março 2022), Bretanha, França. Esta exposição é realizada no âmbito da Temporada Portugal – França 2022.

O objetivo de "Echoes of Nature" é a apresentação da obra fotográfica de Manuela Marques através de três exposições autónomas, mas dialogantes e concertadas, elaborando uma visão antológica de alguns dos mais importantes aspetos do seu trabalho.

O trabalho de Manuela Marques caracteriza-se, nos últimos anos, por uma produção assente na observação e pensamento sobre a paisagem e o meio natural nas suas mais variadas facetas, colocando em diálogo discursos científicos, percecionais e estéticos. Os lugares geográficos para esta pesquisa têm sido França, Portugal continental e o arquipélago dos Açores, e a partir deles tem construído um léxico visual que constitui uma abordagem arqueológica sobre a história da fotografia, uma deambulação fenomenológica sobre o conceito artístico da paisagem e um alinhamento com a ideia de expansão de media para o campo da vida.

Possuindo uma técnica e um rigor estético notáveis na composição e produção das suas imagens, Manuela Marques aborda a matéria experimental da fotografia, a sua dualidade original, entre uma realidade pulsante e um idealismo verista, entre uma conceção cartesiana do mundo e um último olhar sublime, transcendental e romântico, e ainda entre a mimesis artística do lugar e a imitação da natureza pela arte. A observação da paisagem em "Echoes of Nature", é também um encontro entre os processos operativos naturais e a natureza técnica da imagem.

Todo o conjunto de trabalhos apresentado neste tríptico de exposições é, em última análise, uma demorada e minuciosa observação sobre a natureza da luz e a efemeridade no sentido temporal e metafórico, desde as manifestações da natureza até à ilusão fotográfica do registo do tempo.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)