Evento: O Esplendor

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

O Esplendor

O Esplendor :: Exposições

Mais Informações:

Museu Coleção Berardo, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de QUA 16-02-2022 a DOM 29-05-2022

A exposição de Gérard Fromanger (1939–2021) no Museu Coleção Berardo, no âmbito da Temporada França-Portugal 2022, apresenta diversas séries que marcam a sua obra: vinte e seis ao todo, que serão aqui exibidas num conjunto de mais de sessenta quadros seminais.

Cada período, feito de dúvidas, ruturas, recomposições, técnicas diferentes, constitui um conjunto de uma grande coerência. No seu trabalho, as séries respondem a uma lógica interna, marcando cada uma das épocas com a sua biografia íntima, os seus encontros, a sua relação com a atualidade e, de modo mais amplo, com a história.

O vermelho de todas as cores e nuances irriga a pintura de Gérard Fromanger, ao ponto de Jacques Prévert imaginar, à semelhança do azul Klein, um vermelho Fromanger.

A obra de Gérard Fromanger é a de um grande explorador do mundo que o rodeia, em permanente sintonia com a estética flâneuse de Walter Benjamin, ou com as derivas de Guy Debord.

Historicamente, existe uma convergência entre a sua obra e a Pop Art, na preferência por cores não moduladas e audaciosas, mas aquela está em constante rebelião contra toda a forma categórica de convenção artística. As suas conversões a diversas práticas fizeram com que permanecesse constantemente aberto a novas ideias. A sua exploração do conjunto das temáticas tradicionais da pintura, o retrato, o nu, a paisagem, a mitologia, a pintura de temas históricos, inscreve-o na continuidade da história da pintura, mas a sua forma despojada de todo o simbolismo implica ao mesmo tempo uma rutura. A obra de Fromanger é caracterizada pela tensão entre o figurável, o representável (corpos, paisagens, cidades), e aquilo que resiste: o irrepresentável, o incerto, com os seus segmentos de pintura abstrata.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)