Evento: Moranças

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Moranças

Moranças :: Exposições

Mais Informações:

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEX 26-07-2019 a SAB 31-12-2022

As imagens captadas na Missão de Estudos do Habitat Nativo da Guiné (1959-1960) foram além do simples registo documental, demonstrando um enorme domínio no uso da fotografia, do desenho e revelando as profundas impressões que esta viagem deixou aos investigadores que a conduziram.

Os arquitetos Fernando Schiappa Campos, António Saragga Seabra e o sociólogo Amadeu de Castilho Soares levaram a cabo uma Missão de Estudos do Habitat Nativo da Guiné entre 1959 e 1960, promovida pela Junta de Investigações do Ultramar.

As imagens captadas foram além do simples registo documental, demonstrando um enorme domínio no uso da fotografia, do desenho e as profundas impressões que esta viagem deixou aos investigadores. Munidos de cadernos de campo e das icónicas câmaras fotográficas Leica e Rolleiflex, percorrem o território da Guiné-Bissau, focando-se em diagnosticar as formas de habitar, numa perspetiva clara de valorização cultural e tecnológica.

Um trabalho que é agora apresentado nesta exposição, em articulação com objetos etnográficos das coleções do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Museu Nacional de Etnologia, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)