Evento: Dino d’Santiago

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Dino d’Santiago

Dino d’Santiago :: Música

Mais Informações:

Coliseu dos Recreios, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: SAB 2 de abril de 2022

Dino d’Santiago acaba de anunciar um concerto em nome próprio na emblemática sala Lisboense, o Coliseu dos Recreios, no dia 2 de abril de 2022. O espetáculo, que vai no seguimento do lançamento do novo álbum, "Badiu", com edição prevista para o dia 26 de novembro deste ano, é a reafirmação do legado que o artista tem vindo a criar no panorama musical da atualidade.

O palco do Coliseu de Lisboa, prepara-se para receber um dos mais aclamados artistas nacionais da atualidade na celebração deste que é o novo trabalho, depois de Kriola e Mundu Nobu, álbuns aclamados tanto pela crítica nacional como internacional.

Dino d’Santiago volta a cantar as histórias de Cabo Verde e da sua vasta diáspora, sobe as montanhas da Assomada no interior de Santiago, a ilha que recebeu o maior número de pessoas escravizadas trazidas dos territórios onde se situam hoje o Senegal e a Gâmbia. O que valeu a Santiago o título: a mais africana das ilhas de Cabo Verde. O lugar onde a população negra, aproveitando o caos provocado pelos ataques piratas à cidade de Ribeira Grande, fugia do cativeiro para as montanhas do interior. E a estes grupos de escravizados foragidos chamaram-se, "Badius" (vadios). Um termo historicamente depreciativo mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho.

Este "Badiu" que agora apresenta, é fruto de trabalho comunitário, com muitas fronteiras mas sem limites. Uma obra embalada pelo Batuku, catártico, cru e negro, que permitiu que gerações novas de cabo-verdianos se reconciliassem e aprendessem a reivindicar a sua herança africana. É a partir deste género basilar, feminino e badiu, que Dino d’Santiago constrói diálogos com o mundo da eletrónica, zouk ou hip-hop. Dando voz às histórias, angústias e alegrias da nação crioula que tem o Atlântico como uma extensão do seu território e a música como o único refúgio para a alegria.

Num espetáculo único e certamente especial, a noite de 2 de abril de 2022 ficará marcada com a apresentação em nome próprio de Dino d’Santiago no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Mais Eventos em Lisboa

Xavier Rudd

Xavier Rudd

Xavier Rudd marca encontro com o público Português nos dias 9 e 10 de setembro de 2022, no Hard Club Porto e Coliseu dos Recreios, em Lisboa, respetivamente. Estas datas vêm (...)

SEX09SET
Echoes of Nature

Echoes of Nature

O percurso de Manuela Marques é um dos mais singulares e internacionais da fotografia portuguesa. Pela primeira vez, apresentará em Portugal, uma exposição que congrega vários (...)

SAB08OUT
Trienal de Arquitetura de Lisboa

Trienal de Arquitetura de Lisboa

Não perca a Trienal de Arquitetura de Lisboa, o maior evento do género na Península Ibérica.A Trienal, que tem a sua sexta edição em 2022, está assente na grande qualidade (...)

QUI29SET
Cut Copy

Cut Copy

Os australianos vêm apresentar ao público Português o último álbum de originais, “Freeze, Melt”, editado no dia 21 de agosto de 2020, onde estão incluídos os singles (...)

SEX04NOV
Bon Iver

Bon Iver

Bon Iver, a banda de folk norte-americana, liderada e fundada por Justin Vernon, apresenta o novo álbum “i,i”, na Altice Arena. Quando Bon Iver lançou “For Emma, Forever (...)