Evento: Dino d’Santiago

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Dino d’Santiago

Dino d’Santiago :: Música

Mais Informações:

Coliseu dos Recreios, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: SAB 2 de abril de 2022

Dino d’Santiago acaba de anunciar um concerto em nome próprio na emblemática sala Lisboense, o Coliseu dos Recreios, no dia 2 de abril de 2022. O espetáculo, que vai no seguimento do lançamento do novo álbum, "Badiu", com edição prevista para o dia 26 de novembro deste ano, é a reafirmação do legado que o artista tem vindo a criar no panorama musical da atualidade.

O palco do Coliseu de Lisboa, prepara-se para receber um dos mais aclamados artistas nacionais da atualidade na celebração deste que é o novo trabalho, depois de Kriola e Mundu Nobu, álbuns aclamados tanto pela crítica nacional como internacional.

Dino d’Santiago volta a cantar as histórias de Cabo Verde e da sua vasta diáspora, sobe as montanhas da Assomada no interior de Santiago, a ilha que recebeu o maior número de pessoas escravizadas trazidas dos territórios onde se situam hoje o Senegal e a Gâmbia. O que valeu a Santiago o título: a mais africana das ilhas de Cabo Verde. O lugar onde a população negra, aproveitando o caos provocado pelos ataques piratas à cidade de Ribeira Grande, fugia do cativeiro para as montanhas do interior. E a estes grupos de escravizados foragidos chamaram-se, "Badius" (vadios). Um termo historicamente depreciativo mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho.

Este "Badiu" que agora apresenta, é fruto de trabalho comunitário, com muitas fronteiras mas sem limites. Uma obra embalada pelo Batuku, catártico, cru e negro, que permitiu que gerações novas de cabo-verdianos se reconciliassem e aprendessem a reivindicar a sua herança africana. É a partir deste género basilar, feminino e badiu, que Dino d’Santiago constrói diálogos com o mundo da eletrónica, zouk ou hip-hop. Dando voz às histórias, angústias e alegrias da nação crioula que tem o Atlântico como uma extensão do seu território e a música como o único refúgio para a alegria.

Num espetáculo único e certamente especial, a noite de 2 de abril de 2022 ficará marcada com a apresentação em nome próprio de Dino d’Santiago no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Mais Eventos em Lisboa

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)