Evento: Lisboa no tempo de D. Manuel I | A cidade que ambicionava o mundo

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Lisboa no tempo de D. Manuel I | A cidade que ambicionava o mundo

Lisboa no tempo de D. Manuel I | A cidade que ambicionava o mundo :: Exposições

Mais Informações:

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEX 05-11-2021 a DOM 27-03-2022

No ano em que se assinalam 500 anos sobre o falecimento de D. Manuel I, o Museu de Lisboa, em parceria com o Gabinete de Estudos Olisiponenses, evoca o impacto que aquele monarca teve na «sua» cidade de Lisboa.

No tempo de D. Manuel I, o reino de Portugal impôs-se como potência global. Consciente da necessidade de dotar o império de um centro decisório forte, organizado e grandioso, o monarca promoveu a radical alteração da capital, dotando-a de novos equipamentos que permitissem a Lisboa gerir eficazmente o império e funcionar como placa giratória, a partir da qual tanto se podia chegar ao Brasil, à China ou às ilhas Molucas.

Por volta de 1500, D. Manuel I decidiu mandar construir um novo palácio na Ribeira, para local de residência, deixando assim de habitar o velho Paço da Alcáçova, situado no castelo de São Jorge. A transferência da morada régia e do aparelho administrativo de Estado para a frente ribeirinha foi apenas uma das muitas dimensões da intervenção de D. Manuel I em Lisboa.

Em 1521, ano da sua morte, a cidade havia mudado muito e, em grande parte, a sua nova fisionomia urbana manteve-se até ao terramoto de 1755. A exposição, que conta com comissariado de José Manuel Garcia (Gabinete de Estudos Olisiponenses), será complementada por um programa de visitas orientadas (pelo comissário e por técnicos do museu) e por um ciclo de conversas com especialistas em vários domínios, cujo calendário será anunciado brevemente.

Mais Eventos em Lisboa

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)

SAB06ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)