Evento: "História(s) de Portugal em Cartoon: Augusto Cid"

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Cascais

'História(s) de Portugal em Cartoon: Augusto Cid'

"História(s) de Portugal em Cartoon: Augusto Cid" :: Exposições

Mais Informações:

Casa Sommer, Cascais

Local: Lisboa - Cascais

DATA: de SAB 11-11-2023 a DOM 12-05-2024

Esta exposição apresenta a obra do talentoso e polémico Augusto Cid, cujo arquivo foi depositado no Arquivo Histórico Municipal de Cascais em 2019, com vista à sua preservação e fruição pública. Com a revolução de 25 de abril de 1974, que garantiu de novo o direito à criação livre, os caricaturistas reconquistaram o protagonismo perdido numa sociedade que tenderia a focar-se cada vez mais na comunicação através da imagem e a questionar-se através da crítica e do humor. Foi exatamente neste período que Augusto Cid se impôs pela acutilância do seu olhar, numa obra que se funde de forma indelével na história do Portugal contemporâneo, que aqui se apresenta através dos cartoons que publicou em jornais e revistas como "Povo Livre", "República", "O Jornal Novo", "Expresso", "O País", "O Sol", "Vida Mundial", "O Dia", "O Diabo", "A Tarde", "O Independente", "O Crime", "O Título", "K", "Focus", "Grande Reportagem" ou "Sol".

A exposição comporta também fotografias, materiais de trabalho e peças inéditas, nomeadamente ao nível da escultura, que sempre apaixonou esta figura maior da cultura portuguesa.

Mais Eventos em Lisboa

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur apresenta o seu novo álbum, “Pisces”, trazendo a Portugal a digressão "The Pisces World Tour". Com uma carreira de uma década, conta já com uma impressionante (...)

DOM16NOV
Calum Scott (Lisboa)

Calum Scott (Lisboa)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)