Evento: Uma Espécie de Pacto de Silêncio

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Cascais

Uma Espécie de Pacto de Silêncio

Uma Espécie de Pacto de Silêncio :: Exposições

Mais Informações:

Fundação Dom Luís I - Centro Cultural de Cascais

Local: Lisboa - Cascais

DATA: de DOM 05-03-2023 a DOM 28-05-2023

Desenhos do artista Sebastião Castelo Lopes podem ser vistos na exposição "Uma espécie de pacto de silêncio", de 5 de março a 28 de maio de 2023, no Centro Cultural de Cascais. A exposição é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Nas galerias do terceiro andar do Centro Cultural de Cascais, o público poderá ver desenhos, alguns inéditos, e outras composições com materiais diversos, do jovem artista Sebastião Castelo Lopes.

A obra de Sebastião Castelo Lopes tem um rigor metodológico que o distingue: utiliza sempre os mesmos materiais (papel, carvão, tinta acrílica, madeira e plexiglass) e a sua paleta não foge do preto e branco. Cada trabalho é o resultado de um processo de desenho camada sobre camada de imagens, um processo que em alguns casos durou três anos.

Os desenhos são colocados em caixas de madeira, também criadas pelo artista. Segundo os curadores Frederico Portas e Tomás Agostinho, na obra de Castelo Lopes, "plasticamente, a moldura transcende a sua condição de mero suporte de obras. Ou seja, nas molduras encontramos objectos escultóricos, representações extensas". Assim, é natural que surjam questionamentos sobre o que de fato estamos vendo, sejam desenhos ou esculturas. Essa aparente indeterminação formal faz parte do apelo do trabalho do artista.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)