Evento: Raparigas / Museu

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Cascais

Raparigas / Museu

Raparigas / Museu :: Cinema

Mais Informações:

O Cinema da Villa - Cascais

Local: Lisboa - Cascais

DATA: SAB 2 de julho de 2022

RAPARIGAS / MUSEU

O Cinema da Villa (Cascais) • 2 julho 2022 • 19:30 • Preçário em vigor no cinema

Shelly Silver, Documentário, Alemanha 2020, 71 min

Uma viagem pela histórica colecção do Museu de Belas Artes de Leipzig, guiada por um grupo de raparigas com idades entre os 7 e os 19 anos. Passando de obra em obra, de século em século, elas partilham a sua perspectiva do que veem.

Ao nascermos, entramos num mundo previamente construído - não escolhemos a nossa própria história, contexto ou cultura. Cada um de nós encara com um novo olhar uma cultura que já foi moldada e estruturada com base nos desejos e decisões de outros. Esta cultura é, frequentemente, opaca e escondida sob a superfície do “como é” e do “como foi”.

Os museus são instituições concebidas para preservar – são um repositório de visões muitíssimo selectivas da história e da civilização. As obras de arte apresentadas sob a capa da educação e do conhecimento foram, ao logo da história, concebidas, colecionadas, escolhidas e contextualizadas por homens. Não faltam representações de mulheres, mães, esposas, prostitutas, modelos e musas – sejam contemporâneas, clássicas ou religiosas. A larguíssima maioria dessas figuras foi feita sob a perspectiva de homens. Tendo em conta este desequilíbrio, como é que estas obras deverão ser observadas hoje em dia?

Mais Eventos em Lisboa

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

Hoje
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)