Evento: Romaria de Nossa Senhora das Neves

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Cadaval

Romaria de Nossa Senhora das Neves

Romaria de Nossa Senhora das Neves :: Festas

Mais Informações:

Serra do Montejunto, Cadaval

Local: Lisboa - Cadaval

DATA: SEX 5 de agosto de 2022

Há muitos anos esta festa era organizada apenas por rapazes solteiros. Tratava-se da única romaria existente no concelho, sendo tão antiga que se perde no tempo.

É uma romaria puramente tradicional da Idade média.

O dia 5 de agosto é o dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Montejunto. A festa começava com o peditório da Banda Filarmónica 1.º de dezembro e depois juntavam-se todos, povo e banda e seguiam para a Serra de Montejunto onde se encontra a capela da Nossa Senhora das Neves.

Como não havia ainda estradas, as pessoas iam a pé com o seu farnel na mão, ou então de burro, levando o farnel nos alforges, subindo a serra pelos carreiros.

Quando chegavam ao alto da Serra de Montejunto davam três voltas à capela e entravam. Seguia-se a missa, toda cantada, sendo as orações em latim, sendo estes acompanhados pela banda. O credo era a oração que tinha de estar sempre presente, pois fazia parte da tradição religiosa.

Quando acabava a missa, os romeiros acampavam entre o carrasco e o alecrim, para comerem os seus farnéis.

Depois de comerem a banda tocava e as pessoas dançavam, existindo sempre brigas entre os romeiros e estranhos que por ali apareciam.

À noite a festa acabava, e todos regressavam a Pragança, arrumando as bandeiras e outros objetos religiosos na capela de Pragança, e terminavam cantando a “ladainha”.

Hoje em dia, a Romaria que Ocorre a 5 de agosto e cujo percurso de peregrinação, organizado pela Comissão da Romaria de Nossa Senhora das Neves, tem inicio na aldeia de Pragança (junto ao coreto) e termina no cimo da Serra de Montejunto para a celebração das cerimónias religiosas na Capela Nossa Senhora das Neves, está facilitada, mas os festejos são idênticos, existindo na mesma os festejos religiosos e a peregrinação.

Neste dia a Serra de Montejunto fica apinhada de gente vinda de toda a parte, gente fiel e devota da senhora milagrosa.

Mais Eventos em Lisboa

ROSALÍA | Motomami World Tour

ROSALÍA | Motomami World Tour

Após um intenso processo criativo de três anos, repleto de uma incrível atenção aos detalhes artísticos e uma ampla seleção de meios de comunicação globais que já o (...)

DOM27NOV
Eros Ramazzotti - Battito Infinito

Eros Ramazzotti - Battito Infinito

“Battito Infinito” é um projeto internacional que combina o lançamento do disco com a nova digressão mundial. Indubitavelmente um dos artistas de maior sucesso, Eros Ramazzotti, (...)

SAB04FEV
Feira dos Pinhões

Feira dos Pinhões

A Feira dos Pinhões que se realiza na Vila do Cadaval no dia 8 de Dezembro, é também conhecida por Feira Anual Nossa Senhora da Conceição. De grande tradição, esta feira (...)

QUI08DEZ
Swedish House Mafia

Swedish House Mafia

O supergrupo de sucesso global Swedish House Mafia estão de regresso aos palcos desde o ano de 2012, com "Paradise Again World Tour", com passagem na Altice Arena no dia 15 de (...)

SAB15OUT
Trienal de Arquitetura de Lisboa

Trienal de Arquitetura de Lisboa

Não perca a Trienal de Arquitetura de Lisboa, o maior evento do género na Península Ibérica.A Trienal, que tem a sua sexta edição em 2022, está assente na grande qualidade (...)