Evento: Retalhos de uma Diocese

Portugal Eventos :: Evento em Ilha Terceira - Angra do Heroísmo

Retalhos de uma Diocese

Retalhos de uma Diocese :: Outros

Mais Informações:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, Angra do Heroísmo

Local: Ilha Terceira - Angra do Heroísmo

DATA: de SEX 06-05-2022 a SEX 29-07-2022

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a exposição “Retalhos de uma Diocese”, patente ao público até 29 de julho.

A exposição aborda as diversas facetas do bispado de Angra, no tempo em que surgiu o liberalismo em Portugal e nos Açores, sublinhando em particular elementos menos conhecidos sobre as relações entre a Igreja e a Monarquia durante este período.

Assim, no espaço do Web Café, estarão expostos painéis que apresentam documentos que datam desde 1664 até 1848, pertencentes ao arquivo da Mitra da Diocese de Angra, o qual está à guarda da BPARLSR. Em conjunto, estes constroem uma perspetiva da Diocese face à Monarquia, da qual foi aliado imprescindível, independentemente da configuração absoluta ou liberal do poder.

Mais Eventos em Portugal

Peregrinações a Fátima

Peregrinações a Fátima

As Aparições de Fátima transformaram a localidade num dos maiores centros do culto mariano no mundo. As maiores manifestações dos devotos ocorrem a 13 de maio (destaca-se (...)

SEG12OUT
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Rua Do Povo S/N 9100-000 - GAULA - Madeira

SAB03OUT
Ruas Floridas - Redondo

Ruas Floridas - Redondo

As tradicionais "Ruas Floridas" na vila de Redondo regressam em 2027. De dois em dois anos, em redor da zona histórica da vila as ruas são ornamentadas com flores, figuras (...)

SAB31JUL
AngraJazz

AngraJazz

Ano após ano, em outubro, o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos do género em Portugal.Contando com a participação (...)

SAB03OUT
Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Descubra novos autores e tendências do cinema mundial no Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.Este festival, que é uma referência para os cinéfilos (...)

QUI29ABR
Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que desde dezembro de 2019 integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Todos os (...)

SAB06FEV
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Feira Nacional do Cavalo

Feira Nacional do Cavalo

Assista à Feira Nacional do Cavalo, em novembro, na Golegã, uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. A feira é uma das mais típicas do país, à qual assistem (...)

SEX06NOV
Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Prepare-se para a fantasia com o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto. O imaginário, o fantástico e a ficção científica inundam a cidade durante o Fantasporto, (...)

SEX26FEV
Entrudo de Lazarim

Entrudo de Lazarim

O Carnaval em Lazarim é um dos mais genuínos do país. Tem caretos de madeira, demónios e senhorinhas, caldo de farinha, tradição e catarse. Os caretos do Carnaval em Lazarim (...)