Evento: Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan

Portugal Eventos :: Evento em Ilha de São Miguel - Ribeira Grande

Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan

Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan :: Exposições

Mais Informações:

Arquipélago - Centro de Artes, Ribeira Grande, Ilha de São MIguel

Local: Ilha de São Miguel - Ribeira Grande

DATA: de SAB 14-10-2023 a SAB 24-02-2024

A partir de 14 de outubro, a artista Sara Chang Yan, nascida em Lisboa, mas a residir na ilha do Pico, ocupará, com as suas obras, este espaço. A exposição “Em quietude, a sentir o espaço” utiliza o desenho, num campo expandido, que poderá, em momentos, ser pensado como instalação. Os seus desenhos ganham corpo, saem da parede, ocupam o espaço e ganham materialidade, recentemente utilizando a madeira para tal.

Nas palavras da artista:

“Às vezes perguntam-me o que estou a desenhar.

Desenho algo real e aberto, não é um sólido.

Desenho uma situação que é inteira e infinita.

Desenho uma realidade que se vai descobrindo.

O desenho guia-me por noções da realidade, dentro e fora de mim.

Noto que existe em simultâneo, o impulso de desenhar, e uma vontade de vivenciar Deus. Parece-me que estudo o ser, ou talvez a essência.

Ao estar presente, a sentir o espaço, parece existir uma espacialidade inerente ao espaço, onde a vida também acontece. E surgem gestos que pontuam, sentem e dão forma a uma qualidade do espaço

O desenho acontece num traço a lápis sobre a superfície, mas também no contorno dobrado, no buraco que inclui o espaço envolvente no desenho, na densidade lumínica, na sombra, textura, etc., havendo uma dinâmica contínua entre o que acontece no espaço e as formas desenhadas que surgem sobre o espaço.

É como se invertêssemos o foco, não é tanto sobre o objeto, mas mais sobre um espaço, envolvente e inerente, que está ativo, e que pode dar forma ao objeto — tal como existe uma dinâmica entre nós e o espaço terrestre, em que ambos têm qualidades ativas. Mas também não é tanto sobre o gesto, é mais sobre um estado inerente ao ser, uma estrutura dinâmica invisível que pode anteceder o gesto, mas que também se forma com os gestos que faz. E, o desenho parece desenhar uma espacialidade imprevisível ou uma inteligência espontânea que atravessa tudo: o estado do desenhador, o gesto, o papel e o espaço envolvente.”

Mais Eventos em Portugal

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta 'O Pedro e a Loba'!

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O Pedro e a Loba"!

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O Pedro e a Loba"! O Concerto de Carnaval que promete trazer muita alegria, diversão mas, acima de tudo, muita Música com o maestro (...)

DOM02MAR
Concerto de ANO NOVO

Concerto de ANO NOVO

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta o tão esperado Concerto de Ano Novo com as famosas Polkas da família Strauss e com a presença especial da soprano Tatiana Vizir e (...)

QUA01JAN
Concerto de Fim de Ano

Concerto de Fim de Ano

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta pela primeira vez na Região um trombonista a solo. João Martinho, Solista A da Philharmonisches Staatsorchester Hamburg, foi o músico (...)

SAB28DEZ
Concerto Calema

Concerto Calema

Os Calema reagendaram o seu concerto em Elvas para 14 de dezembro.O concerto, de comemoração de 15 anos de carreira da dupla, realiza-se Coliseu Comendador Rondão Almeida e (...)

SAB14DEZ
Carolina Deslandes

Carolina Deslandes

Carolina Deslandes ao vivo no Centro Cultural de Viana do Castelo, em Viana do Castelo.

SAB14DEZ
61º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

61º Aniversário da Orquestra Clássica da Madeira

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta uma Gala de Ópera, com a soprano Viktorija Miškūnaitė e o Tenor Jurgis Jarašius que, juntamente com o maestro Martin André e a (...)

SAB15FEV
Nena & Joana Almeirante

Nena & Joana Almeirante

Ainda vais a tempo de reservar o teu lugar... Bilhetes online!