Evento: Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan

Portugal Eventos :: Evento em Ilha de São Miguel - Ribeira Grande

Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan

Em quietude, a sentir o espaço | Sara Chang Yan :: Exposições

Mais Informações:

Arquipélago - Centro de Artes, Ribeira Grande, Ilha de São MIguel

Local: Ilha de São Miguel - Ribeira Grande

DATA: de SAB 14-10-2023 a SAB 24-02-2024

A partir de 14 de outubro, a artista Sara Chang Yan, nascida em Lisboa, mas a residir na ilha do Pico, ocupará, com as suas obras, este espaço. A exposição “Em quietude, a sentir o espaço” utiliza o desenho, num campo expandido, que poderá, em momentos, ser pensado como instalação. Os seus desenhos ganham corpo, saem da parede, ocupam o espaço e ganham materialidade, recentemente utilizando a madeira para tal.

Nas palavras da artista:

“Às vezes perguntam-me o que estou a desenhar.

Desenho algo real e aberto, não é um sólido.

Desenho uma situação que é inteira e infinita.

Desenho uma realidade que se vai descobrindo.

O desenho guia-me por noções da realidade, dentro e fora de mim.

Noto que existe em simultâneo, o impulso de desenhar, e uma vontade de vivenciar Deus. Parece-me que estudo o ser, ou talvez a essência.

Ao estar presente, a sentir o espaço, parece existir uma espacialidade inerente ao espaço, onde a vida também acontece. E surgem gestos que pontuam, sentem e dão forma a uma qualidade do espaço

O desenho acontece num traço a lápis sobre a superfície, mas também no contorno dobrado, no buraco que inclui o espaço envolvente no desenho, na densidade lumínica, na sombra, textura, etc., havendo uma dinâmica contínua entre o que acontece no espaço e as formas desenhadas que surgem sobre o espaço.

É como se invertêssemos o foco, não é tanto sobre o objeto, mas mais sobre um espaço, envolvente e inerente, que está ativo, e que pode dar forma ao objeto — tal como existe uma dinâmica entre nós e o espaço terrestre, em que ambos têm qualidades ativas. Mas também não é tanto sobre o gesto, é mais sobre um estado inerente ao ser, uma estrutura dinâmica invisível que pode anteceder o gesto, mas que também se forma com os gestos que faz. E, o desenho parece desenhar uma espacialidade imprevisível ou uma inteligência espontânea que atravessa tudo: o estado do desenhador, o gesto, o papel e o espaço envolvente.”

Mais Eventos em Portugal

Nena & Joana Almeirante - Dois Pares de Botas

Nena & Joana Almeirante - Dois Pares de Botas

Nena & Joana Almeirante, duas das mais promissoras artistas da nova geração da música portuguesa, juntam-se para apresentar “Dois Pares de Botas”. Diz-se que não há (...)

Hoje
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Delfins - U Outro Lado

Delfins - U Outro Lado

A banda portuguesa Delfins, um caso raro de longevidade e reinvenção, apresenta uma nova viagem com a digressão “U Outro Lado”. Neste espetáculo, a banda promete dar brilho (...)

SAB27DEZ
Cirque du Soleil - OVO

Cirque du Soleil - OVO

O incrível e emocionante mundo de OVO, o mais colorido espetáculo do Cirque du Soleil, está de regresso, com novos novos atos e personagens. OVO é a natureza sem filtros, (...)

QUI25DEZ
David Carreira – Minha Casa Tour (Santa Maria da Feira)

David Carreira – Minha Casa Tour (Santa Maria da Feira)

Depois de passar por grandes palcos, David Carreira convida os espetadores para a sua sala de estar, com a “Minha Casa Tour”. O acarinhado artista português promete um espetáculo (...)

SAB27DEZ
Rui Veloso & Banda Sinfónica da GNR – 45 anos (Porto)

Rui Veloso & Banda Sinfónica da GNR – 45 anos (Porto)

Rui Veloso, um dos maiores nomes da música portuguesa, celebra 45 anos de carreira, estando acompanhado pela Banda Sinfónica da GNR. Este concerto de celebração de quatro (...)

Hoje
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
UHF (Porto)

UHF (Porto)

Os UHF, uma banda mítica da história do rock português, formou-se na Costa de Caparica, em Almada, no ano de 1978, continuando hoje no ativo com muita energia. Os UHF foram (...)