Evento: Reinterpretar o Mar - Exposição de Arte de LUZALBA

Portugal Eventos :: Evento em Ilha da Madeira - Funchal

Reinterpretar o Mar - Exposição de Arte de LUZALBA

Reinterpretar o Mar - Exposição de Arte de LUZALBA :: Exposições

Mais Informações:

Museu de História Natural do Funchal

Local: Ilha da Madeira - Funchal

DATA: de QUI 16-11-2023 a SAB 02-03-2024

Reinterpretar o Mar é o nome escolhido para esta mostra do projeto IMPRESSÕES de PEIXES da artista plástica Daniela da Silva Ferreira (LUZALBA). Tem como foco a arte de estampar o peixe, obtendo assim um registo fiel e sustentável à interpretação da fauna marinha local.

Apresenta-se como um tributo ao mar português e às suas gentes, encontrando na raiz da escassez a sua oportunidade. Capaz de se assumir como fio condutor entre os vários interpretes do mar, é com criatividade que reinventa o território conectando a pesca, a ciência, a educação e a gastronomia ao mundo das artes e da sustentabilidade.

Nada se estraga, tudo se recupera, é o mote da primeira exposição individual da artista em Portugal. Residente em Veneza, Itália (2010-2018) e agora no Algarve, é no regresso às raizes que a sua investigação artística se emerge numa nova concepção do real. No seu legado, as tradições e artes piscatórias renascem graças ao processo criativo. Trata-se da impressão directa de peixes capturados através da pesca artesanal, abrindo o discurso ao consumo consciente. A monotipia, técnica de gravura, utiliza o peixe fresco pintado com tinta de choco. O decalque é feito com tecidos recuperados de têxteis descartados de diversos hotéis.

Cada peixe pode ser impresso mais do que uma vez, num entanto todas as gravuras são únicas. No final, os peixes são limpos e consumidos, não havendo qualquer desperdício. Assim como as suas escamas ou peles, também elas reutilizadas, rematando um ciclo onde a arte e a sustentabilidade se complementam.

Mais Eventos em Portugal

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um magnífico concerto com o emblemático Stefan Dohr. Reconhecido pelo seu som distinto, técnica única e interpretações profundamente (...)

SAB16MAI
CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE 'AOS VIVOS' EM DIGRESSÃO NACIONAL

CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE "AOS VIVOS" EM DIGRESSÃO NACIONAL

A digressão que passa por Portugal em 2026 resgata o espírito original: um espetáculo a solo, voz e violão, onde cada canção é apresentada ao vivo no seu estado primordial, (...)

SEX20MAR
Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Serge Fritz

Serge Fritz

O músico bracarense Sérgio Freitas apresenta no Theatro Circo o resultado de uma residência artística em coprodução com o teatro, dando continuidade ao seu trabalho a solo (...)

SAB31JAN
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

Lavagante de Mário Barroso (2025) Uma história de amor e enganos, num cenário marcado pela acção da polícia política da ditadura salazarista, a censura, as perseguições (...)

SAB09MAI
Concerto de Carnaval

Concerto de Carnaval

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta "O mais famoso e tão esperado Concerto de Carnaval" que já conta com mais de duas décadas em Portugal, onde a música, que foi cuidadosamente (...)

DOM15FEV
Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Encontro de Viajantes | Viana do Castelo

Esta é a terceira data de um conjunto de encontros de proximidade que vamos organizar fora dos dois grandes centros urbanos nacionais, com um mote que não podia ser mais claro: (...)

SAB31JAN
OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Madeira Camerata | Epsie Thompson

Madeira Camerata | Epsie Thompson

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Orquestra de Cordas Madeira Camerata que convida a flautista Epsie Thompson. Com sua sensibilidade e elegância, Epsie (...)

SAB25ABR
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)

SAB06JUN
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Camané

Camané

Neste concerto imperdível, o fadista Camané faz uma retrospetiva da sua longa carreira, percorrendo alguns dos seus trabalhos mais icónicos, desde os primeiros álbuns dos (...)