Evento: O Cigano – fogão de farelo

Portugal Eventos :: Evento em Ilha da Madeira - Funchal

O Cigano – fogão de farelo

O Cigano – fogão de farelo :: Exposições

Mais Informações:

Museu Etnográfico da Madeira

Local: Ilha da Madeira - Funchal

DATA: de TER 02-02-2021 a SAB 02-07-2022

Museu Etnográfico da Madeira acolhe, no átrio do museu, a nova exposição temporária, no âmbito do seu projeto semestral, “ACESSO ÀS COLEÇÕES EM RESERVA”: “O Cigano – fogão de farelo”.

Neste semestre, o museu recuperou e dá a conhecer, uma técnica secular de cozinhar os alimentos.

A lenha, utilizada para cozinhar os alimentos, embora abundante em algumas localidades foi, em tempos mais remotos, um bem escasso, devido à sua grande procura e utilização. Para obtê-la, era necessário percorrer longas distâncias nas serras e em lugares inacessíveis.

Foi então que surgiu o cigano, utilizado um pouco por toda a ilha, uma forma sábia de aproveitamento do farelo de madeira, proveniente da laboração das carpintarias e serragens.

Este material, de difícil combustão, tornava-se combustível, quando prensado dentro de uma pedra de tufo, construída para o efeito, ou, mais recentemente, dentro de um recipiente em folha de flandres, reutilizando-se as “latas de tinta”.

O farelo é introduzido e calcado na lata, com dois paus roliços, um encaixado na vertical, outro na horizontal, que depois são retirados, formando o tubo de combustão, onde é ateado o fogo.

Podemos comparar o cigano ao moderno fogão a gás, visto que a sua chama é constante e duradoura. Um cigano emite uma chama capaz de cozinhar durante 5 a 6 horas.

Desconhece-se a origem desta técnica, bem como da sua designação, embora esta última possa estar relacionada com o modo de vida da etnia cigana, o nomadismo, pois trata-se de um fogão de fácil transporte e montagem.

O desenvolvimento tecnológico e o aparecimento de novas formas de cozinhar, levou ao abandono da utilização do cigano.

No sítio da 1ª Lombada, freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente, algumas famílias utilizam o Cigano, esporadicamente, sobretudo em convívios, em que se cozinha para um grande número de pessoas, poupando-se, desta forma, no gasto de gás, nomeadamente no 1º de maio, na Serrada da Velha e na 1ª Oitava, no Natal.

Mais Eventos em Portugal

Chitãozinho & Xororó (Lisboa)

Chitãozinho & Xororó (Lisboa)

Com mais de 50 anos de estrada, a dupla brasileira Chitãozinho & Xororó, que marcou a história da música sertaneja, chega a Portugal para dois grandes concertos imperdíveis, (...)

SAB25OUT
Recital de Piano e Violoncelo | Andrey Gugnin  e Pavel Gomziakov

Recital de Piano e Violoncelo | Andrey Gugnin e Pavel Gomziakov

O violoncelista Pavel Gomziakov, presença internacional de renome que já colaborou com Maria João Pires e gravou para a Deutsche Grammophon, sobe ao palco ao lado do pianista (...)

SEX31OUT
MonteFest 25 - Festival de Outono

MonteFest 25 - Festival de Outono

O "MonteFest" é um festival de outono de cariz tradicional com a missão de divulgar e intervir localmente através de música, dança, teatro e outras artes ou manifestações (...)

SEX31OUT
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Feira Nacional de Doçaria Tradicional – Abrantes

Feira Nacional de Doçaria Tradicional – Abrantes

Em outubro, doceiros oriundos de todo o País vão juntar-se em Abrantes, para divulgarem os seus doces tradicionais e conventuais na Feira Nacional da Doçaria Tradicional. Com (...)

SEX24OUT
Chitãozinho & Xororó (Gondomar)

Chitãozinho & Xororó (Gondomar)

Com mais de 50 anos de estrada, a dupla brasileira Chitãozinho & Xororó, que marcou a história da música sertaneja, chega a Portugal para dois grandes concertos imperdíveis, (...)

SEX24OUT
James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur apresenta o seu novo álbum, “Pisces”, trazendo a Portugal a digressão "The Pisces World Tour". Com uma carreira de uma década, conta já com uma impressionante (...)