VISITA GUIADA bicicleta eléctrica - Serra da Estrela :: Outros
Mais Informações:
Serra da Estrela
Local: Guarda - Guarda
DATA: de SEX 12-08-2022 a SEG 15-08-2022
Superação e contemplação.
Venha pedalar numa bicicleta eléctrica no coração do Parque Natural da Serra da Estrela. Desafie-se e chegue ao ponto mais alto de Portugal Continental, deslumbre-se com o Vale Glaciar do rio Zêzere e viva uma experiência inesquecível.
O ponto de encontro será em Lisboa, ou na Covilhã para aqueles que se deslocam em viatura própria. A viagem será feita numa confortável e higienizada VAN.
Na Covilhã ficaremos alojados na Memórias Charme Residences (clique no link para mais informações: Alojamento). Depois de uma repousante noite de sono e de um saboroso pequeno almoço, iremos fazer-nos à estrada.
Sairemos do alojamento de bicicleta eléctrica e iremos pedalar serra acima, aqui onde o ar é puro e as cores são deslumbrantes. As nossas bicicletas eléctricas são topo de gama e estão em perfeitas condições de funcionamento o que facilitará muito a subida. A primeira paragem oficial será nas Penhas da Saúde (1500m de altitude) para uma pausa, café e casa de banho.
Seguiremos apreciando o profundo silêncio da montanha, com vistas de cortar a respiração até ao Covão d´Ametade onde iremos encontrar um paraíso de águas cristalinas, aqui onde o rio Zêzere ainda é um menino. Por entre um espaço verde de bétulas faremos o nosso piquenique.
A Serra da Estrela foi recentemente classificada como Geopark Mundial pela UNESCO, contribuindo para isso os três cântaros (blocos rochosos) que aqui encontramos, o Magro, o Raso e o Gordo.
Sempre com vistas magníficas chegaremos à Torre (1993m). Este é um local sublime, mesmo sem neve. Em dias sem neblina, consegue-se avistar o mar. Prometemos que não irá esquecer este momento de grande beleza e superação.
Continuaremos a pedalar até à Lagoa Comprida, a maior da Serra da Estrela, de águas cristalinas com enormes blocos de granito.
A última paragem será na aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro (1200 m), pausa para apreciarmos as casas de granito, o forno comunitário, beber água da montanha directamente da fonte, nesta terra de pastores e do famoso queijo da Serra. Regressaremos a Covilhã na nossa confortável van.
Pela noite, quando se deitar e fechar os olhos irá recordar os momentos repletos de boas memórias do dia que termina.
O percurso do segundo dia não terá tanto desnível. Retomaremos caminho no Sabugueiro.
Passaremos pelas Penhas Douradas, admirando os seus Chalets. Prosseguiremos em direcção ao tranquilo Vale do Rossim, a praia fluvial mais alta de Portugal. Após paragem, seguiremos para a encosta de São Lourenço para contemplar as magníficas Faias, deslumbrantes em qualquer época do ano, principalmente no Outono com as suas tonalidades quentes.
Em Manteigas, vila com longa história, teremos oportunidade para passeio entre igrejas e solares, sempre com o deslumbrante património natural.
Possibilidade de visitar o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere.
O piquenique deste dia será no Poço do Inferno uma cascata com 10 metros de altura, num ambiente encantador.
O passeio prossegue pelo espectacular Vale Glaciar até ao Covão d’Ametade.
Descida para a Covilhã de bicicleta ou na nossa VAN.
Pela noite teremos o nosso jantar convívio num restaurante tradicional saboreando uma especialidade regional.
Regresso a Lisboa.