Evento: Tempestry: arte têxtil alerta para as alterações climáticas no MAR Shopping Algarve

Portugal Eventos :: Evento em Faro - Loulé

Tempestry: arte têxtil alerta para as alterações climáticas no MAR Shopping Algarve

Tempestry: arte têxtil alerta para as alterações climáticas no MAR Shopping Algarve :: Exposições

Mais Informações:

MAR Shopping Algarve

Local: Faro - Loulé

DATA: de QUA 01-10-2025 a SEX 31-10-2025

No âmbito da sua missão de criar experiências que vão além do consumo e promovem conhecimento e consciência social, o MAR Shopping Algarve acolhe, de 01 a 31 de outubro, a exposição Tempestry, um projeto artístico que transforma dados climáticos em tapeçarias de algodão reciclado. Organizada pela Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com a artista e artesã Susana Mendez, a mostra estará instalada no piso 0, entre a Claire’s e a Salsa, junto à loja IKEA.

Constituída por 10 tapeçarias, cada linha destas peças representa a temperatura máxima diária registada em Loulé entre 2015 e 2024, com base em dados do IPMA. O objetivo é tornar visível a evolução das alterações climáticas de forma impactante e pedagógica, reforçando a vocação do meeting place: ser um espaço que não só acolhe a comunidade, mas também a informa e mobiliza. Promover conhecimento, estimular reflexão e dar palco a projetos que cruzam ciência, arte e cidadania faz parte do compromisso do centro em criar impacto positivo e acrescentar valor às pessoas.

No mês em que se assinala o Dia Internacional das Alterações Climáticas (24 de outubro), a exposição Tempestry afirma-se como mais do que uma proposta estética, sendo um convite à reflexão sobre o impacto humano no planeta. Ao transformar dados científicos em peças artísticas, a mostra torna acessível uma realidade que muitas vezes parece distante, despertando a consciência da comunidade para a urgência da ação.

No dia 25 de outubro, entre as 14h e as 17h, o meeting place promove ainda o workshop “Pulseiras Climáticas”, conduzido por Susana Mendez. A atividade, gratuita mas sujeita a inscrição (máximo de 16 participantes), desafia crianças e adultos a transformar dados de temperatura em pulseiras têxteis únicas, recriando em pequena escala a mesma lógica criativa da exposição.

Para Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve, “acolher a Tempestry é uma forma de reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a comunidade. Esta exposição alia a força da arte à urgência da ação climática, convidando todos os visitantes a refletirem e a participarem ativamente”.

Com iniciativas como esta, o MAR Shopping Algarve reafirma o seu papel como agente ativo nas comunidades onde está presente. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o meeting place aposta em projetos que promovem sustentabilidade, solidariedade e apoio social, procurando criar experiências que ultrapassam o consumo, colocando as pessoas e o planeta no centro das suas ações.

Mais Eventos em Portugal

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Encontro de Viajantes

Encontro de Viajantes

Covilhã (Cidade)

SAB21MAR
LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

LAVAGANTE | Cineclube de Elvas

Lavagante de Mário Barroso (2025) Uma história de amor e enganos, num cenário marcado pela acção da polícia política da ditadura salazarista, a censura, as perseguições (...)

SAB09MAI
Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

Orquestra Clássica da Madeira | Stefan Dohr

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um magnífico concerto com o emblemático Stefan Dohr. Reconhecido pelo seu som distinto, técnica única e interpretações profundamente (...)

SAB16MAI
CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE 'AOS VIVOS' EM DIGRESSÃO NACIONAL

CHICO CÉSAR CELEBRA 30 ANOS DE "AOS VIVOS" EM DIGRESSÃO NACIONAL

A digressão que passa por Portugal em 2026 resgata o espírito original: um espetáculo a solo, voz e violão, onde cada canção é apresentada ao vivo no seu estado primordial, (...)

Hoje
OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
Madeira Camerata | Epsie Thompson

Madeira Camerata | Epsie Thompson

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Concerto da Orquestra de Cordas Madeira Camerata que convida a flautista Epsie Thompson. Com sua sensibilidade e elegância, Epsie (...)

SAB25ABR
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)