Evento: Sons D'Aquém Mar

Portugal Eventos :: Evento em Faro - Lagos

Sons D'Aquém Mar

Sons D'Aquém Mar :: Música

Mais Informações:

Lagos (cidade)

Local: Faro - Lagos

DATA: de SAB 06-11-2021 a QUA 01-12-2021

II Festival de Música Antiga

A segunda edição do Festival de Música Antiga co-produzida pelas Associações Questão Repetida e ARTIS XXI, contando com o apoio do Município de Lagoa, Município de Lagos e a DGArtes, e com acolhimento da Direcção Regional de Cultura do Algarve -, traz ao Algarve um momento único, que será o culminar deste festival: a criação da Orquestra Barroca D'Aquém Mar.

Acreditando que a região do Algarve, e as suas gentes, merecem ter acesso às mesmas sonoridades que nos grandes centros urbanos (Porto/ Lisboa ), a proposta é que neste festival se forme a fundação de uma orquestra regional - um projecto arrojado que contará com um Maestro dos mais versáteis na interpretação histórica em Inglaterra: Laurence Cummings. Actualmente director artístico do Festival Internacional Handel de Gottingen, director do Handel Festival de Londres e Maestro titular da Orquestra Barroca da Casa da Música. A formação da Orquestra é apadrinhada pela S. Exa. o Sr. Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa (aguardamos a confirmação da sua presença no concerto de estreia).

Esta segunda edição do Sons D’Aquém Mar, foi preparada com um programa formado por 4 concertos que preconizam uma viagem em diversos estilos e linguagens da música historicamente informada e que tem por tema de ponto de partida a interdependência do Algarve com o mar enquanto zona intrinsecamente ligada aos Descobrimentos Portugueses.

A edição de 2021 parte dessa fundamental premissa - que é base do conceito deste festival - mas traz outra inovação: este projecto inclui, para além dos concertos, uma criação em rede Transfronteira/Lagoa e Sons d’Agora/Lagos e o concerto oficina Elementos II, envolvendo os jovens de Lagos /Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e Gil Eanes e jovens de Lagoa/ Agrupamento de Escolas ESPAMOL e Agrupamento Rio Arade.

Estes concertos também contam com o apoio da Antena 2 e RTP/palcos, que nos trará visibilidade nacional.

Mais Eventos em Portugal

Quixote e Pança, Sonhadores de Mundos

Quixote e Pança, Sonhadores de Mundos

RTCP 2026 - CCR_30 | CCR Mais perto | Ações estratégicas de Mediação | TeatroRTCP 2026 - CCR_30 | CCR Palcos | Acolhimentos | TeatroEncenação de Paulo Calatré Teatro das (...)

SEX25SET
Feira Nacional do Cavalo

Feira Nacional do Cavalo

Assista à Feira Nacional do Cavalo, em novembro, na Golegã, uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. A feira é uma das mais típicas do país, à qual assistem (...)

SEX06NOV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Rua Do Povo S/N 9100-000 - GAULA - Madeira

SAB03OUT
Ruas Floridas - Redondo

Ruas Floridas - Redondo

As tradicionais "Ruas Floridas" na vila de Redondo regressam em 2027. De dois em dois anos, em redor da zona histórica da vila as ruas são ornamentadas com flores, figuras (...)

SAB31JUL
Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Prepare-se para a fantasia com o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto. O imaginário, o fantástico e a ficção científica inundam a cidade durante o Fantasporto, (...)

SEX26FEV
Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que desde dezembro de 2019 integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Todos os (...)

SAB06FEV
AngraJazz

AngraJazz

Ano após ano, em outubro, o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos do género em Portugal.Contando com a participação (...)

SAB03OUT
Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Descubra novos autores e tendências do cinema mundial no Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.Este festival, que é uma referência para os cinéfilos (...)

QUI29ABR
Peregrinações a Fátima

Peregrinações a Fátima

As Aparições de Fátima transformaram a localidade num dos maiores centros do culto mariano no mundo. As maiores manifestações dos devotos ocorrem a 13 de maio (destaca-se (...)

SEG12OUT
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
Entrudo de Lazarim

Entrudo de Lazarim

O Carnaval em Lazarim é um dos mais genuínos do país. Tem caretos de madeira, demónios e senhorinhas, caldo de farinha, tradição e catarse. Os caretos do Carnaval em Lazarim (...)