Evento: Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado

Portugal Eventos :: Evento em Évora - Montemor-o-Novo

Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado

Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado :: Outros

Mais Informações:

Montemor-o-Novo (cidade)

Local: Évora - Montemor-o-Novo

DATA: DOM 18 de setembro de 2022

O Festival Terras sem Sombra realiza, no âmbito da sua programação de salvaguarda da biodiversidade, uma visita à Serra de Monfurado, no concelho de Montemor-o-Novo. Acompanhados por peritos, os participantes na actividade são convidados a percorrer alguns dos caminhos serranos e a desfrutar do belo cenário natural.

Após o encontro no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a visita prossegue rumo à Serra de Monfurado, perfil montanhoso com mais de 20 km de extensão, que separa as bacias hidrográficas do Tejo e Sado, ostentando 441 metros de altitude máxima no pico de São Sebastião. Para além do relevante interesse da sua fauna e flora, objecto de classificação pela União Europeia, o território foi palco, no final do século XIX e no início do século XX, de exploração mineira, que deixou, como vestígios, “cortas” a céu aberto. São ainda visíveis, na zona, as ruínas do mosteiro de de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado.

Sob a orientação de Ana Fonseca, doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, e José Mira Potes, professor da Escola Superior Agrária de Santarém, esta é uma oportunidade para se reflectir sobre a sustentabilidade nos ecossistemas de montado e compreender as principais ameaças à biodiversidade. A participação na actividade é gratuita, mediante inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, no Largo Calouste Gulbenkian, pelo tel. 266 898 103 ou E-mail: turismo@cm-montemornovo.pt.

Mais Eventos em Portugal

Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Rua Do Povo S/N 9100-000 - GAULA - Madeira

SAB03OUT
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Travessa Lombo do Xeque, Estr. da Ribeira Seca - Machico

SAB19SET
MEO Kalorama

MEO Kalorama

O Meo Kalorama apresenta-se como sendo mais do que um festival de música, será uma nova “experiencia real, física e única”. O festival realiza-se em agosto no Parque da (...)

SEX28AGO
Festival do Crato

Festival do Crato

Com um percurso firmado no roteiro nacional dos Festivais de Verão, o Festival do Crato está de regresso para mais uma edição a não perder!Este evento, que em agosto anima (...)

QUA26AGO
Monção e Melgaço Granfondo

Monção e Melgaço Granfondo

Em setembro, época de vindimas, o Monção e Melgaço Granfondo leva-o à descoberta da região de onde é originário o Alvarinho, considerada uma das mais notáveis castas (...)

DOM20SET
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Festival do Crato 2026

Festival do Crato 2026

O Festival do Crato 2026 decorre de 26 a 29 de agosto, trazendo uma variedade de artistas nacionais e internacionais ao Crato. No dia 26 de agosto, as atuações incluem Slow (...)