Evento: XV Cursos Internacionais de Música Antiga - A Voz da Ópera

Portugal Eventos :: Evento em Castelo Branco - Idanha-a-Nova

XV Cursos Internacionais de Música Antiga - A Voz da Ópera

XV Cursos Internacionais de Música Antiga - A Voz da Ópera :: Música

Mais Informações:

Idanha-a-Velha

Local: Castelo Branco - Idanha-a-Nova

DATA: de SEG 31-08-2026 a SAB 05-09-2026

CIMA 2026: A Voz da Ópera

Cursos Internacionais de Música Antiga / International Early Music Summer Courses

Opera Studio | Orchestra | Classes

Data: 31 agosto/August - 5 setembro/September 2026

Local: Idanha-a-Velha

Classificação etária: M/6

Acesso: Acesso gratuito, limitado à lotação (se aplicável)

Sinopse

Os Cursos Internacionais de Música Antiga, produzidos pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural, concretizam-se anualmente desde 2011 na Beira Baixa, tendo-se estabelecido desde 2014 na aldeia histórica de Idanha-a-Velha. Desde então, a orientação formativa potenciou um desenvolvimento assinalável dos cursos, tanto no número e na tipologia de participantes, como na diversidade das disciplinas leccionadas e das actividades complementares, tendo proporcionado a formação especializada na área da performance historicamente informada a mais de 600 participantes.

Em 2026, os cursos serão dedicados à Ópera e decorrem entre 31 de Agosto e 5 de setembro, sob a temática principal da Voz Humana, modelo fulcral de execução instrumental. O estúdio de ópera, orientado pela soprano Lucia Martín Cartón e o barítono Tiago Mota, coadjuvados por Paola Ghigo e Carlos Antunes que trabalham a mise-en-scène, abordará os repertórios operísticos do Barroco Europeu. Além do canto, têm destaque as classes de violoncelo, orientada por Marcello Scandelli; de violino barroco, por Pavel Amílcar; de orquestra barroca para jovens, por Raquel Cravino; e de cravo/órgão, música de câmara e baixo contínuo, por João Janeiro.

Além das actividades em torno da música antiga reservadas apenas a inscritos (Estúdio de Ópera Barroca, Masterclasses de Instrumento, Música de Câmara e Concertos), haverá também Workshops de Introdução às Danças Barrocas, observações astronómicas, e concertos de professores e alunos, com destaque para espetáculo final de ópera semi-encenado.

Ação integrada nas comemorações do 10º Aniversário de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO (2015-2025).

Programa aberto ao público

Workshop de Introdução às Danças Barrocas com Miguel Del Barco

31 Ago, 18h00: Sé Idanha-a-Velha

02 Set, 18h00: Sé Idanha-a-Velha

Observações Astronómicas com prof. Paulo Sanches (Associação Portuguesa dos Astrónomos Amadores)

31 Ago, 21h00: Idanha-a-Velha, local a definir

01 Ago, 21h15: Idanha-a-Velha, local a definir

Concertos:

2 Set, 21h00: Sé Idanha-a-Velha - Concerto dos Professores dos CIMA 2026

3 Set, 21h00: Sé Idanha-a-Velha - Concerto dos Participantes #1

4 Set, 21h00: Sé Idanha-a-Velha - Concerto dos Participantes #2

5 Set, 21h00: Sé Idanha-a-Velha - Grande Concerto Final CIMA 2026

Promotor: MAAC - Música Antiga Associação Cultural

Apoios: República Portuguesa - Cultura, Juventude, Desporto/Direção-Geral das Artes, Município de Idanha-a-Nova, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, REMA/Early Music in Europe

Mais Eventos em Portugal

Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que desde dezembro de 2019 integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Todos os (...)

SAB06FEV
Ruas Floridas - Redondo

Ruas Floridas - Redondo

As tradicionais "Ruas Floridas" na vila de Redondo regressam em 2027. De dois em dois anos, em redor da zona histórica da vila as ruas são ornamentadas com flores, figuras (...)

SAB31JUL
Encontros da Imagem

Encontros da Imagem

Os Encontros da Imagem realizam-se em Braga há 35 anos e são uma referência a nível nacional e internacional nas artes visuais.Contando com uma vasta participação de artistas (...)

SEX18SET
Monção e Melgaço Granfondo

Monção e Melgaço Granfondo

Em setembro, época de vindimas, o Monção e Melgaço Granfondo leva-o à descoberta da região de onde é originário o Alvarinho, considerada uma das mais notáveis castas (...)

DOM20SET
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Prepare-se para a fantasia com o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto. O imaginário, o fantástico e a ficção científica inundam a cidade durante o Fantasporto, (...)

SEX26FEV
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Travessa Lombo do Xeque, Estr. da Ribeira Seca - Machico

SAB19SET
Feira Nacional do Cavalo

Feira Nacional do Cavalo

Assista à Feira Nacional do Cavalo, em novembro, na Golegã, uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. A feira é uma das mais típicas do país, à qual assistem (...)

SEX06NOV
Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Descubra novos autores e tendências do cinema mundial no Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.Este festival, que é uma referência para os cinéfilos (...)

QUI29ABR
Peregrinações a Fátima

Peregrinações a Fátima

As Aparições de Fátima transformaram a localidade num dos maiores centros do culto mariano no mundo. As maiores manifestações dos devotos ocorrem a 13 de maio (destaca-se (...)

SEG12OUT
AngraJazz

AngraJazz

Ano após ano, em outubro, o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos do género em Portugal.Contando com a participação (...)

SAB03OUT
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Rua Do Povo S/N 9100-000 - GAULA - Madeira

SAB03OUT
Entrudo de Lazarim

Entrudo de Lazarim

O Carnaval em Lazarim é um dos mais genuínos do país. Tem caretos de madeira, demónios e senhorinhas, caldo de farinha, tradição e catarse. Os caretos do Carnaval em Lazarim (...)