Evento: "Do que a terra dá" de Georges Dussaud

Portugal Eventos :: Evento em Bragança - Bragança

'Do que a terra dá' de Georges Dussaud

"Do que a terra dá" de Georges Dussaud :: Exposições

Mais Informações:

Centro de Fotografia Georges Dussaud, Bragança

Local: Bragança - Bragança

DATA: de SEX 22-10-2021 a DOM 17-04-2022

A necessidade de sustento daqueles que, há muitas gerações, nele trabalham, que nele cultivam, daqueles cuja pulsão do dia-a-dia impele, a cada nova estação do ano, a semear para colher, não só fizeram dela uma terra de pão e vinho, mas também de batata, castanha, azeite ou cortiça, como a transformaram na “própria generosidade ao natural”, como aqui atestam as imagens de Georges Dussaud.

Na amálgama de distintos tempos, contextos e geografias que agora se apresentam, onde o trabalho da terra é tema comum, há em cada fotografia de Georges Dussaud um ver honesto e uma verdade que se querem revelar.

Há homens que lavram a terra, mulheres que ceifam o trigo, famílias inteiras, de corpos curvados, que apanham castanhas ou batatas, jornaleiros que sobem a custo os íngremes socalcos das vinhas do Douro, há pastores e rebanhos que palmilham montes e vales em busca daquilo que a terra generosamente lhes oferece, há hortas fartas e olivais, juntas de bois e tratores, como há refeições improvisadas nos intervalos curtos que cada dura jornada consente.

Entre o documental e a poesia, cada fotografia é, aqui, a confirmação e o resultado de incontáveis jornadas e deambulações realizadas por Georges Dussaud ao longo dos últimos quarenta anos, sobretudo em Trás-os-Montes, mas também no Douro, no Minho ou no Alentejo.

Recuperando o caráter social da fotografia, a presente exposição reúne, a partir da coleção do Centro de Fotografia Georges Dussaud, uma centena de imagens que o fotógrafo realizou entre 1980 e 2016, pondo em evidência o quotidiano de muitas aldeias transmontanas, lugares onde o tempo corre devagar e as alfaias arcaicas, como os saberes tradicionais, coabitam ainda com a mais recente tecnologia.

No seu conjunto, e não obstante a distância temporal que as separa, sobressai, sobretudo, o apreço por aqueles que cultivam estas terras para satisfazer as suas necessidades de consumo, mas em plena concertação com a natureza.

Mais Eventos em Bragança

Totally Tina!

Totally Tina!

Diretamente de Londres, chega ao Teatro Municipal de Bragança a digressão mundial de Totally Tina, um espetáculo atualmente reconhecido como a melhor homenagem a Tina Turner. (...)