Evento: ORIGINE - Exposição de Perroni

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Guimarães

ORIGINE - Exposição de Perroni

ORIGINE - Exposição de Perroni :: Exposições

Mais Informações:

Clube Paraíso

Local: Braga - Guimarães

DATA: de SAB 16-09-2023 a TER 31-10-2023

Em 21 de janeiro de 1975 nasceu em Salvador, Perroni. Desde criança, de forma empírica, pesquisa e descobre arte, de forma a tê-la por perto, sempre. O desenho foi o que primeiro se manifestou, mas quando houve oportunidade, camisetas vieram como suporte e estão presentes até hoje. Após a vivência na Escola de Belas Artes da Bahia, a visão se abre e, enquanto designer, a arte está sempre junto, sendo convidada a cada projeto (por vezes, ela aceita). Ver o mundo fora do seu mundo é importante. Bahia, São Paulo, Portugal, EUA… A vida em outros mundos nos faz valorizar o nosso mundo. Ele sempre estará lá! Hoje as influências originais e de todos os processos vividos se misturam e se manifestam. Não quero, não vou, nem posso negar minhas raízes. Mas posso temperá-las.

"A pesquisa de Perroni, segue na sua busca, por um sentido gráfico e artístico. Dialogando com texturas, traços e cores, em um comportamento experimental com os materiais, ancorado num histórico da sua vida na Bahia, onde a tradição cultural e o moderno convivem intensamente, o artista formata suas peças. A expressão que surge é gráfica, nos entalhes e incrustações que aparecem, muito do que é expresso acontece utilizando todo o seu processo construtivo como designer das formas, no ato e embate com a matéria plástica.

Suas referências no campo das artes visuais são das experiências absorvidas durante a sua vivência em Salvador, rodeada por obras de mestres como Calasans Neto e Carybé, onde o virtuosismo com as matrizes ou painéis entalhados e incrustados de simbolismo nutrem seu repertório de ideias. O ato de perceber essa similaridade demonstra a riqueza nas suas obras, trazendo um sentido de casa. Aquilo que ainda habita na sua criatividade, mesmo o artista distante, ainda se encontra lá."

Evandro Sybine

Professor da Escola de Belas Arte

Universidade Federal da Bahia.

EXPOSIÇÕES

2020 . Origine . Guimarães

2020 . mundoarti.com

2020 . Arte pelos Oceano . @ocluster

2021 . Espaço T . Porto

2023 . A GRAVURA na Bahia . EBA/UFBa

2023 . I Enc. Int. da Comunidade Brasileira no Exterior

Mais Eventos em Braga

'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)