Evento: "Trapos, tapetes e trapilhos, narrativas da tecelagem tradicional"

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Barcelos

'Trapos, tapetes e trapilhos, narrativas da tecelagem tradicional'

"Trapos, tapetes e trapilhos, narrativas da tecelagem tradicional" :: Exposições

Mais Informações:

Posto de Turismo de Barcelos, Barcelos

Local: Braga - Barcelos

DATA: de QUA 27-09-2023 a DOM 19-11-2023

Barcelos é um território com uma diversidade extraordinária de artes e ofícios tradicionais, nomeadamente cerâmica, madeira, cestaria, ferro e derivados, bordados e tecelagem. É também um concelho com uma extensa comunidade artesanal espalhada pelas várias produções referenciadas.

A presente exposição intitulada “Trapos, tapetes e trapilhos, narrativas da tecelagem tradicional” tem como objetivo a valorização e preservação da produção de tapetes em teares manuais, um ofício que tem vindo a perder espaço e que está em risco de desaparecimento. Em termos históricos, a arte de tecer surge com a necessidade do Homem em cobrir o corpo para se proteger do frio, criando agasalhos. É portanto uma arte milenar que vem desde o início da civilização. Ao longo dos tempos, este ofício foi-se desenvolvendo quase de forma natural, inclusive num passado recente, no Minho “tecer” ou “bordar” era considerado um atributo essencial em qualquer jovem. No entanto, com as nuances no paradigma societário e a mudança do papel da mulher associada à industrialização têxtil, potenciou um grande abandono destes ofícios tradicionais. Perante este cenário, surge a necessidade de retomar as artes e ofícios tradicionais, pelo que em finais do século XX, assiste-se a uma valorização económica e cultural das produções artesanais, conferindo-lhes novos fluxos de sustentabilidade e viabilidade.

Em Barcelos, a tecelagem nunca chegou a perder completamente a sua identidade e importância, mantendo-se ainda no ativo alguns artífices, nomeadamente nas freguesias de Airó, Igreja Nova, Macieira de Rates e Paradela. Em termos técnicos, tecer consiste em fazer tecidos através do entrelaçamento de fios, sendo estes a urdidura ou teia (fios longitudinais; consiste na estrutura do tecido) e a trama (fios transversais; define a superfície do tecido), sendo o único equipamento necessário para a sua realização, o tear.

Para além dos tapetes lisos, elaboram-se também tapetes de “metidos” (pequenos pedaços de trapo são colocados entre os fios) e os tapetes “puxados” (pequenas porções do fio é puxado, formando assim desenhos e padrões). Estes tapetes, utilizados na decoração de lares tradicionais e modernos, são produtos únicos e diferenciadores, sendo que o seu carácter manual confere-lhes uma grande resistência e durabilidade, traduzindo-se assim numa produção tradicional de qualidade superior.

Esta exposição apresenta alguns dos trabalhos elaborados pelas quatro unidades produtivas artesanais existentes neste território. Pretende-se com esta ação não apenas dar a conhecer a produção, mas também sensibilizar as pessoas para o valor da cultura e da tradição associada a este ofício, um património imaterial de enorme valor que agrega técnicas e saberes ancestrais, os quais se pretendem difundir pelas gerações mais novas, de forma a perpetuar a arte de tecer. Esta ação visa ser um tónico para despertar os talentos criativos existentes neste território nesta tipologia artística, por forma a reforçar o seu número de membros e importância económica.

Mais Eventos em Portugal

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival RAIZ d'ALDEIA 2026 | Janeiro de Cima

Festival Raiz d'Aldeia • XIV Edição 25 a 28 junho 2026 Uma aldeia de xisto no regaço da serra e um rio de água de cristalina. O cheiro da natureza no ar e as cores que (...)

QUI25JUN
Concentração europeia de Harley-Davidson | European HOG Rally

Concentração europeia de Harley-Davidson | European HOG Rally

Em junho, Cascais será o ponto de encontro de proprietários de motos Harley Davidson, um evento que irá trazer a esta vila dezenas de milhares de pessoas, entre participantes (...)

QUI18JUN
Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça

Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça

Em junho/julho, Alcobaça recebe o prestigiado festival de música erudita Cistermúsica. Os concertos terão como palco os locais mais deslumbrantes de Alcobaça, como o imponente (...)

SEX26JUN
Festival Internacional de Jardins

Festival Internacional de Jardins

Visite o Festival Internacional de Jardins e deixe-se surpreender pelos belos espaços criados no âmbito desta iniciativa original.Este evento tem lugar entre maio e outubro (...)

SAB30MAI
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
ARCO Lisboa

ARCO Lisboa

A prestigiada Feira de Arte contemporânea ARCO terá lugar em Lisboa em maio.A ARCO Lisboa contará com a participação de cerca de 70 galerias nacionais e internacionais selecionadas (...)

QUI28MAI
Festas da Cidade de Sabugal 2026

Festas da Cidade de Sabugal 2026

As Festas da Cidade de Sabugal, em celebração de São João, decorrem de 18 a 22 de junho de 2026. Este evento inclui uma variedade de atividades, como bares, tasquinhas, restaurantes, (...)

QUI18JUN
Festas do Povo de Campo Maior

Festas do Povo de Campo Maior

Em Campo Maior, assista às Festas do Povo e veja uma vila decorada de papel e de cor. As ruas são enfeitadas de flores e de papel em composições alegres e coloridas, criadas (...)

SAB08AGO
VII Feira Ibérica de Teatro do Fundão

VII Feira Ibérica de Teatro do Fundão

A VII Feira Ibérica de Teatro do Fundão irá decorrer entre 24 e 27 de Junho de 2026 e procura promover intercâmbios comerciais entre Companhias e gestores culturais, portugueses (...)

QUA24JUN
Chiara Nobile & Giuseppe Stillitano

Chiara Nobile & Giuseppe Stillitano

42 Avenida Arriaga - Funchal

SAB30MAI
Festival Med

Festival Med

Venha ao Algarve, a Loulé, no início do verão e aprecie os sons e os sabores de diversos países do mundo.Durante vários dias, o Festival Med anima o centro histórico de (...)

QUI25JUN
OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

OCM - Sérgio Carolino & Francisco Loreto

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto singular protagonizado pelo reconhecido tubista português Sérgio Carolino, uma das figuras mais inovadoras e influentes (...)

SAB13JUN
Festas de São João

Festas de São João

Celebre o São João, o santo mais venerado do Porto, que põe toda a cidade em festa na noite de 23 de junho. Música, dança, petiscos e fogo-de-artifício marcam as festas (...)

SEG01JUN
Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

Madeira Camerata | Mikhail Shimorin

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto da Orquestra de Cordas "Madeira Camerata" com a especial presença do oboísta Mikhail Shimorin (Oboé Solista A da Orquestra (...)

SAB06JUN
Festival Jardins do Marquês

Festival Jardins do Marquês

Em junho/julho, assista a um festival de música sofisticado, desenhado para despertar todos os sentidos, no espaço deslumbrante dos Jardins do Palácio do Marquês em Oeiras.Dirigido (...)

DOM21JUN
Rock in Rio Lisboa 2026

Rock in Rio Lisboa 2026

O Rock in Rio-Lisboa estará de volta para fazer uma grande festa em 2026. O Rock in Rio é a marca internacional responsável por um dos maiores eventos de música e entretenimento (...)

SAB20JUN
O PÁTIO DA SAUDADE | Cineclube de Elvas

O PÁTIO DA SAUDADE | Cineclube de Elvas

Rua da Alagoa - Elvas, Portalegre