Evento: Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Barcelos

Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro

Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro :: Exposições

Mais Informações:

Torre Medieval de Barcelos

Local: Braga - Barcelos

DATA: de SEX 20-01-2023 a DOM 12-03-2023

Esta empresa terá sido fundada no século XX, na década de 40, pelo pai de Jaime da Silva Barbosa, João Joaquim, mais conhecido por “João da Linda”. Entre as décadas de 70/80, a cerâmica interrompeu a atividade durante cerca de oito anos, reabrindo novamente sob a gerência de Jaime da Silva Barbosa e do cunhado. Em 2015, a cerâmica passou oficialmente para quatro dos oito filhos de Jaime Barbosa, designadamente para o João Batista (57 anos), Francisco (55 anos), José António (52 anos) e Horácio (44 anos). Apesar dos proprietários atuais serem os filhos, o nome da empresa manteve-se, bem como o tipo de produção, que desde sempre produziu louça regional de Barcelos pintada com motivos tradicionais de cor bege. Em termos de técnicas de produção, naturalmente utilizam a roda de oleiro, até porque toda a louça é finalizada na roda de oleiro, mas também utilizam prensas com moldes de gesso e as rotativas com moldes de ferro, assim como produzem louça com a técnica de banho (enchimento de moldes). Para a produção da louça regional, utilizam barro vermelho filtrado proveniente de Alvarães e de Aveiro; para a produção de vasos, a origem do barro é da mesma zona, todavia, não é filtrado, pois não exige uma qualidade de barro tão elevada quanto a louça regional. Esta unidade produtiva artesanal é constituída por oito funcionários: os quatro irmãos (sócios), duas pintoras e mais dois funcionários.

Barcelos é um dos mais importantes núcleos de olaria em Portugal, em virtude da existência abundante de barro na região, havendo registos de produção olárica desde tempos imemoriais. A olaria de Barcelos era, sem dúvida, um dos produtos mais importantes de qualquer feira realizada em Portugal, apresentando uma variedade enorme de louça de grande qualidade, chegando a valer cerca do triplo relativamente a quaisquer outras louças produzidas no país. Para além do mercado nacional, esta louça era igualmente muita apreciada e valorizada na vizinha Galiza, registando-se fortes fluxos de exportação para esta região. Nos séculos XVIII e XIX, a louça de Barcelos atinge o seu auge de produção e comercialização, marcando presença em todas as feiras e mercados do país. Em 2008 iniciou-se todo um percurso que resultou na certificação desta produção artesanal, conferindo-lhe um maior valor cultural, garantindo também a qualidade e autenticidade da olaria de Barcelos, dadas as suas características próprias e diferenciadoras. Com o objetivo de promover este produto identitário deste território, em 2018, iniciou- se o ciclo de exposições dedicado à Olaria de Barcelos. Com esta exposição, pretende-se dar continuidade ao processo de promoção, preservação e valorização da louça tradicional de Barcelos, posicionando a mesma como uma produção diferenciadora e identitária de um território e das suas gentes, a qual deverá ser entendida não apenas como uma simples louça, mas sim como um produto cultural de excelência.

A exposição está patente na TORRE MEDIEVAL e pode ser visitada no seguinte horário:

Segunda a sexta-feira: 09h30 – 17h30

Sábados, domingos e feriados: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 17h30

Mais Eventos em Portugal

Luan Santana

Luan Santana

Considerado um dos maiores nomes da música contemporânea, a sua voz, carisma inconfundível e capacidade de emocionar marcam o seu percurso, bem como toda a sua legião de fãs. (...)

QUI21AGO
UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

UB40 featuring Ali Campbell (Lisboa)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUA13AGO
Feira da Terra

Feira da Terra

Entre os dias 7 e 10 de agosto, chega a Mondim de Bastos mais uma edição da Feira da Terra, a maior montra dos produtos e das tradições do concelho. Aqui, poderá desfrutar (...)

QUI07AGO
Calum Scott (Lisboa)

Calum Scott (Lisboa)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)

QUA15OUT
Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt (Bragança)

Tiago Bettencourt dá início à primeira digressão a solo, intitulada de "Fio da Navalha". Haverá surpresas para o seu público: os fãs serão convidados a participar (...)

QUI30ABR
ZigurFest

ZigurFest

A 15ª edição do ZigurFest chega a Lamego nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto. Promovido pelo Município de Lamego, este evento tem entrada gratuita. Desde 2011 que este (...)

Hoje
Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

A Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça está de regresso para aquecer o verão! Não perca a oportunidade e descubra o melhor que Alpiarça tem para oferecer: (...)

SAB23AGO
Little Big Swing Camp 2025

Little Big Swing Camp 2025

A sonhar com dias de sol? Marque na sua agenda: 25 a 29 de setembro

QUI25SET
Feira Terras do Lince

Feira Terras do Lince

A Feira Terras do Lince marca o calendário de verão em Penamacor e consigo traz sempre muita animação e o melhor que a região tem para oferecer. Com uma mostra de produtos (...)

Hoje
James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur – The Pisces World Tour

James Arthur apresenta o seu novo álbum, “Pisces”, trazendo a Portugal a digressão "The Pisces World Tour". Com uma carreira de uma década, conta já com uma impressionante (...)

DOM16NOV
Calum Scott (Porto)

Calum Scott (Porto)

O carismático artista britânico Calum Scott está de regresso a Portugal para apresentar o novo álbum “Avenoir”, com dois concertos que prometem ser inesquecíveis. Com (...)

TER14OUT
UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

UB40 featuring Ali Campbell (Gondomar)

A banda britânica de reggae e pop UB40 apresenta-se em dois fantásticos concertos com Ali Campbell. Esta icónica banda ficou conhecida por êxitos como “Red Red Wine”, (...)

QUI14AGO
A garota não (Figueiró dos Vinhos)

A garota não (Figueiró dos Vinhos)

É uma das artistas mais relevantes da cena musical atual e canta a intervenção refletindo sobre os tempos que vivemos. Os seus concertos são uma viagem social, política, (...)