Evento: Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro

Portugal Eventos :: Evento em Braga - Barcelos

Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro

Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro :: Exposições

Mais Informações:

Torre Medieval de Barcelos

Local: Braga - Barcelos

DATA: de SEX 20-01-2023 a DOM 12-03-2023

Esta empresa terá sido fundada no século XX, na década de 40, pelo pai de Jaime da Silva Barbosa, João Joaquim, mais conhecido por “João da Linda”. Entre as décadas de 70/80, a cerâmica interrompeu a atividade durante cerca de oito anos, reabrindo novamente sob a gerência de Jaime da Silva Barbosa e do cunhado. Em 2015, a cerâmica passou oficialmente para quatro dos oito filhos de Jaime Barbosa, designadamente para o João Batista (57 anos), Francisco (55 anos), José António (52 anos) e Horácio (44 anos). Apesar dos proprietários atuais serem os filhos, o nome da empresa manteve-se, bem como o tipo de produção, que desde sempre produziu louça regional de Barcelos pintada com motivos tradicionais de cor bege. Em termos de técnicas de produção, naturalmente utilizam a roda de oleiro, até porque toda a louça é finalizada na roda de oleiro, mas também utilizam prensas com moldes de gesso e as rotativas com moldes de ferro, assim como produzem louça com a técnica de banho (enchimento de moldes). Para a produção da louça regional, utilizam barro vermelho filtrado proveniente de Alvarães e de Aveiro; para a produção de vasos, a origem do barro é da mesma zona, todavia, não é filtrado, pois não exige uma qualidade de barro tão elevada quanto a louça regional. Esta unidade produtiva artesanal é constituída por oito funcionários: os quatro irmãos (sócios), duas pintoras e mais dois funcionários.

Barcelos é um dos mais importantes núcleos de olaria em Portugal, em virtude da existência abundante de barro na região, havendo registos de produção olárica desde tempos imemoriais. A olaria de Barcelos era, sem dúvida, um dos produtos mais importantes de qualquer feira realizada em Portugal, apresentando uma variedade enorme de louça de grande qualidade, chegando a valer cerca do triplo relativamente a quaisquer outras louças produzidas no país. Para além do mercado nacional, esta louça era igualmente muita apreciada e valorizada na vizinha Galiza, registando-se fortes fluxos de exportação para esta região. Nos séculos XVIII e XIX, a louça de Barcelos atinge o seu auge de produção e comercialização, marcando presença em todas as feiras e mercados do país. Em 2008 iniciou-se todo um percurso que resultou na certificação desta produção artesanal, conferindo-lhe um maior valor cultural, garantindo também a qualidade e autenticidade da olaria de Barcelos, dadas as suas características próprias e diferenciadoras. Com o objetivo de promover este produto identitário deste território, em 2018, iniciou- se o ciclo de exposições dedicado à Olaria de Barcelos. Com esta exposição, pretende-se dar continuidade ao processo de promoção, preservação e valorização da louça tradicional de Barcelos, posicionando a mesma como uma produção diferenciadora e identitária de um território e das suas gentes, a qual deverá ser entendida não apenas como uma simples louça, mas sim como um produto cultural de excelência.

A exposição está patente na TORRE MEDIEVAL e pode ser visitada no seguinte horário:

Segunda a sexta-feira: 09h30 – 17h30

Sábados, domingos e feriados: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 17h30

Mais Eventos em Braga

'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)