Evento: D. Júlio Tavares Rebimbas

Portugal Eventos :: Evento em Aveiro - Ílhavo

D. Júlio Tavares Rebimbas

D. Júlio Tavares Rebimbas :: Exposições

Mais Informações:

Centro de Religiosidade Marítima, Ílhavo

Local: Aveiro - Ílhavo

DATA: de SEX 21-01-2022 a SEG 15-08-2022

D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu no Bunheiro, a 21 de janeiro de 1922, filho de uma família modesta, à beira da Ria de Aveiro, tendo encontrado o seu caminho no seminário, onde se tornou sacerdote. Cem anos após o seu nascimento, o Centro de Religiosidade Marítima, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, marca esta efeméride com uma exposição foto biográfica, na qual se realçam as qualidades de padre exemplar, nos 16 anos empenhados como prior em Ílhavo, e de um Bispo e Arcebispo com dons de eleição, nas Dioceses do Algarve (1965), Lisboa (1972), Viana do Castelo (1977) e Porto (1982).

Amava Ílhavo. Sensibilizava-o profundamente tudo o que era vida da gente do mar. Como gostava de referir, “passou toda a vida a fazer pontes”, no sentido de pontificar. Explicava que era algo genético, propenso de quem nasce nesta região, onde abunda o “ser anfíbio”, que partilha a água e a terra, e onde forçosamente se aprende a ser “ponte”.

Em Ílhavo aproximou margens, e, na verticalidade do seu caráter, conversador e próximo dos corações ilhavenses sofridos por causa do mar, conduziu o povo na reconstrução da sua Igreja, renovação da comunicação litúrgica e fundação de valências de apoio social.

Faleceu aos 88 anos, a 6 de dezembro de 2010, de uma vida inteira dedicada à Igreja de norte a sul de Portugal. Em gratidão, doou a Ílhavo a sua cruz peitoral oferecida na sua ordenação a Bispo do Algarve, a 26 de dezembro de 1966, atualmente exposta no Centro de Religiosidade Marítima.

Mais Eventos em Aveiro

Vagos Metal Fest 2024

Vagos Metal Fest 2024

Prepare-se para a 7ª edição do Vagos Metal Fest! Se é um fiel seguidor da cultura metaleira, este festival é uma peregrinação anual obrigatória. Este ano promete superar (...)

SEX02AGO
Salvador Sobral - 'Timbre' | Estarreja

Salvador Sobral - "Timbre" | Estarreja

"TIMBRE” é o mais recentre álbum de estúdio de Salvador Sobral, editado no final de Setembro de 2023. O regresso às edições discográficas acontece depois de o artista (...)

SAB25MAI
Mick Harvey + Amanda Acevedo

Mick Harvey + Amanda Acevedo

Mick Harvey está no activo há mais de 40 anos e é conhecido como músico, produtor musical e compositor. Reconhecido como membro dos Birthday Party e dos Bad Seeds e pelo seu (...)