Evento: Corpsing - Teatro Municipal Sá de Miranda

Portugal Eventos :: Evento em Viana do Castelo - Viana do Castelo

Corpsing - Teatro Municipal Sá de Miranda

Corpsing - Teatro Municipal Sá de Miranda :: Teatro

Mais Informações:

Teatro Municipal Sá de Miranda

Local: Viana do Castelo - Viana do Castelo

DATA: SAB 7 de maio de 2022

"Corpsing" do Teatro das Beiras sobe ao palco da Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, dia 7 de maio, às 19h00. Um espetáculo com encenação de Gil Salgueiro Nave e interpretação de Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira.

CORPSING (1996), é nome genérico do espectáculo que inclui um conjunto de quatro curtas peças num acto: O humor ajuda; À espera de um autocarro; Exercícios de representação e Últimas cenas. Um jogo meta-teatral ancorado no contraste dos opostos que simultaneamente combinam “o absurdamente trágico e o tragicamente absurdo”.

Peter Barnes (1931-2004), dramaturgo e guionista britânico, apresenta uma escrita especialmente caracterizada pelo seu estilo satírico e anti-naturalista. A peça The Ruling Class (1968), que ele próprio adaptou ao cinema em 1972 com a participação de Peter O’Toole, foi um dos seus maiores êxitos como autor.

Admirador de Frank Wedekind, Ben Jonson e Georges Feydeau, Barnes construiu uma escrita original ainda que influenciada pelo teatro isabelino, farsas medievais, drama expressionista alemão ou commedia dell’arte.

A sua peça Red Noses (1985) foi distinguida com o Prémio Laurence Olivier entregue anualmente pela Society of London Theatre, prémio reconhecido internacionalmente como a maior distinção concedida no teatro britânico.

Escritor imaginativo e pouco ortodoxo, combinou sensibilidades dramáticas não convencionais com uma inteligência excêntrica numa mistura discreta com a sátira grotesca e corrosiva, criticando o Parlamento, a Igreja, a educação, o Império Britânico e, particularmente, as classes altas.

Prolífico escritor para teatro, cinema e televisão, trata de temas como a hipocrisia, a corrupção dos privilegiados e dos despóticos, com humor e referências literárias moldando os seus estilos teatrais que vão da tragédia ao teatro de cabaré.

Assumindo sempre uma postura crítica e contra a corrente, a estreia de uma peça de Barnes gerou sempre um acontecimento emocionante; todo o seu trabalho era marcado pela crença apaixonada na ideia de que uma piada, mesmo quando é apenas uma “diversão” da realidade, pode bem ser um instrumento de mudança.

Réplicas consistentes, ágeis e eficazes por detrás de uma abundante invenção com “empréstimos” de Shakespeare, Verdi, Irmãos Marx ou WC Fields, fazem parte do seu universo criativo.

Barnes acreditava no poder subversivo do riso. Ainda que não tenha sido considerado propriamente um dramaturgo em moda, algumas das suas peças foram, no entanto, produzidas pela Royal Shakespeare Company e pela Royal Court. Nos últimos anos de vida, Barnes dedicou-se cada vez mais ao cinema, televisão e rádio. Em 1993 foi nomeado para o Oscar de melhor argumento da Academy Award.

De: Peter Barnes

Tradução: Susana Gouveia

Encenação: Gil Salgueiro Nave

Cenografia, figurinos e cartaz: Luís Mouro

Canção e Sonoplastia: Helder Filipe Gonçalves

Desenho de Luz: Fernando Sena

Interpretação: Sílvia Morais, Tiago Moreira e Victor Santos

Operação de luz e som: Hâmbar de Sousa

Carpintaria: Ivo Cunha

Serralharia: Ângelo Figueira

Costureira: Sofia Craveiro

Produção: Celina Gonçalves

Vídeo promocional e fotografias: Ovelha Eléctrica

Duração: 90 minutos s/ intervalo (aprox.)

Classificação Etária: M/12

O preço dos bilhetes varia entre os 4 e os 10 euros e podem ser adquiridos na BOL - Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Mais Eventos em Portugal

Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Venha pedalar no maior evento europeu de cicloturismo! Conheça um território mágico, de águas-vivas e montanhas serenas, paisagens de sonho, sabores e aromas marcantes. Pedalando (...)

SAB29JUN
Bem Gil + Moreno Veloso

Bem Gil + Moreno Veloso

Começando pelo óbvio: Moreno Veloso é filho de Caetano Veloso e Bem Gil é filho de Gilberto Gil. Sempre conviveram familiarmente, sempre viveram rodeados de música e dos (...)

Hoje
Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Romeu & Julieta | Daniel Cardoso

Após as obras desenvolvidas por Daniel Cardoso, como “Lago dos Cisnes” e “Sagração da Primavera”, o artista traz agora uma nova adaptação de “Romeu e Julieta”, (...)

Hoje
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Comendatio Music Fest 24

Comendatio Music Fest 24

O Comendatio Music Fest é o festival go-to dedicado aos sons e movimentos da música progressiva moderna e ambiental. Depois das aclamadas edições de 2019, 2022 e 2023, que (...)

SAB15JUN
'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)

DOM14JUL
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)