Evento: "Viagens" | António Vasconcelos Lapa

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

'Viagens' | António Vasconcelos Lapa

"Viagens" | António Vasconcelos Lapa :: Exposições

Mais Informações:

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de QUA 08-03-2023 a DOM 30-04-2023

O título desta exposição, Viagens, foi escolhido por António Vasconcelos Lapa, para conferir unidade à imensa diversidade da sua obra cerâmica: painéis de azulejos, altos e baixos-relevos, peças tridimensionais de caretas risonhas, cabeças de animais, instalações que brotam dos espaços, árvores que se elevam, flora e faunas exóticas.

O visitante do museu fará uma “grande viagem” que tem início em 2001, com o nascimento do neto do ceramista, Vicente, a determinar uma viragem na sua expressividade artística, originando um mundo de fantasia, criação de um avô para alimentar a imaginação de um neto.

Feitas para serem tocadas, estas peças são lúdicas e multissensoriais, vibrantes, coloridas, produzindo sons, parecendo saídas de um conto infantil.

Num segundo momento estão as Viagens que Vasconcelos Lapa fez, ao longo dos últimos anos, a florestas tropicais no sudoeste asiático, com flora e faunas exuberantes a serem replicadas por peças cerâmicas.

Partindo do espaço controlado de uma das salas, a exposição prolonga-se depois por jardins, claustros e galerias do antigo convento da Madre de Deus, reinventando áreas nobres do museu, interpelando os visitantes e interferindo no circuito de visita.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)