Evento: O Poder da Palavra III

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

O Poder da Palavra III

O Poder da Palavra III :: Exposições

Mais Informações:

Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEG 21-06-2021 a QUI 31-03-2022

Onde se encontram as mulheres na Galeria do Oriente Islâmico? E como aparecem neste lugar? Estas questões, aparentemente simples, que nunca foram antes contempladas, levam a uma nova leitura feminista da Coleção. Ao abandonar o enquadramento tradicional de categorias imperiais, que sempre enfatizou as dinastias de herança masculina, este projeto procura recuperar as vozes das mulheres que criaram estes objetos, ou que desempenharam um papel na sua existência.

Um grupo de mulheres que se expressam em diferentes línguas (árabe, persa, turco e português) juntou-se para investigar e contar histórias de forma colaborativa, e assim criar novas narrativas que dãoo poder às mulheres e que são aqui exploradas: desde a história de Eva e do Pecado Original até à Herstory, da Artesã ou Mulher Artista ao Corpo.

As participantes trouxeram igualmente para o projeto as suas próprias narrativas, ao partilharem as suas histórias de vida, poemas e obras de arte. As suas conversas acerca das suas experiências foram registadas num podcast especial, que é acompanhado por um recurso online que inclui imagens e textos académicos, pessoais e imaginários.

Mais Eventos em Lisboa

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)