Evento: Manoel de Oliveira Fotógrafo

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

Manoel de Oliveira Fotógrafo

Manoel de Oliveira Fotógrafo :: Exposições

Mais Informações:

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: de SEX 29-10-2021 a SEG 17-01-2022

Mais de cem fotografias inéditas, guardadas no arquivo pessoal do Mestre do Cinema Português, podem agora ser vistas na Fundação Gulbenkian.

Tiradas entre os finais da década de 30 e o início dos anos 1950, estiveram estes anos todos guardadas no arquivo pessoal de Manoel de Oliveira. Parte delas corresponde a provas originais, outra a ampliações feitas a partir de negativos – mas são todas a preto e branco.

São ao todo 120 fotografias, na sua maioria inéditas, que, através da lente de uma Leica, percorrem vários géneros e temáticas, há paisagens, retratos e naturezas mortas, referências ao Porto, a sua cidade, mas também imagens do circo e de aviação. Além da preocupação estética, transmitem a grande curiosidade do realizador pela fotografia e o seu interesse pelos fenómenos óticos.

A fotografia era, para Manoel de Oliveira, um instrumento de pesquisa formal e de experimentação, uma outra forma de construir a sua linguagem visual.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)