Evento: NOPO Orchestra

Portugal Eventos :: Evento em Lisboa - Lisboa

NOPO Orchestra

NOPO Orchestra :: Música

Mais Informações:

- Museu do Oriente, Lisboa

Local: Lisboa - Lisboa

DATA: QUI 4 de novembro de 2021

A música é a mais universal das linguagens, uma engenharia invisível feita de sons e melodias, de ritmos e contrapontos, de harmonias, que permitem sustentar verdadeiras pontes, ligações fortes, entre povos e culturas. Esse é o ponto de partida de NOPO Orchestra, projeto que marca o reencontro dos mestres Rão Kyao e Karl Seglem, de Portugal e da Noruega.

Rão, pois claro, é referência maior das últimas décadas de história da música portuguesa, um dos seus mais relevantes embaixadores e um homem habituado a dialogar com o mundo, da Ásia à América do Sul e da África a toda a Europa. Karl Seglem, por outro lado, é um dos mais reverenciados músicos, compositores e poetas da Noruega. Ambos saxofonistas de raiz, tanto Rão como Karl buscaram outros sons noutros instrumentos como forma de se ligarem a um sentir talvez mais místico ou ancestral: as flautas de bambu, no caso do mestre português, os chifres de cabra, no caso do norueguês. Em ambos os casos, instrumentos que recuam no tempo, que carregam história e tradição, mas que também podem traduzir o futuro.

Neste concerto, Rão Kyao e Karl Seglem terão ao seu lado Francisco Sales, guitarrista português que gravou dois trabalhos altamente aplaudidos internacionalmente, Valediction e Miles Away.

Neste concerto, a música popular da Noruega e de Portugal fundem-se num jogo de emoções, de mestrias e de cumplicidade, procurando, através de “espaços e surpresas”, ilustrar o que ambas as nações têm em comum, nomeadamente um certo pendor melancólico que puxa a saudade. Com vários excelentes e jovens músicos em palco, a verdadeira orquestra transnacional tocará música dos dois autores em destaque, mas também reconhecíveis pérolas do reportório tradicional de cada um dos países.

Mais Eventos em Lisboa

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

Heroica de Beethoven | Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dia fundador da democracia portuguesa, num concerto composto por uma obra do compositor português (...)

QUI25ABR
Lobgesang de Mendelssohn

Lobgesang de Mendelssohn

Depois de se ter cruzado com Goethe em 1812, Beethoven quis inspirar-se na obra literária do escritor, pelo qual nutria uma profunda admiração, baseando-se nela para criar (...)