Evento: Caminhando nos Passadiços da Ribeira da Raia

Portugal Eventos :: Evento em Évora - Évora

Caminhando nos Passadiços da Ribeira da Raia

Caminhando nos Passadiços da Ribeira da Raia :: Outros

Mais Informações:

Parque Ecológico do Gameiro

Local: Évora - Évora

DATA: SAB 12 de março de 2022

Esta proposta de Caminhada decorre na zona entre Mora e o Cabeção. Com partida junto ao Açude do Gameiro - Praia Fluvial percorreremos os passadiços da Ribeira da Raia e depois continuamos até à vila do Cabeção, ponto de viragem do nosso percurso, com o regresso apontado até ao Fluviário de Mora - Parque Ecológico do Gameiro. Mais um evento a não perder!

Ribeira da Raia

A ribeira da Raia é um urso de água que nasce no concelho de Mora, mais concretamente na freguesia do Cabeção, pela junção das águas de duas pequenas ribeiras, da Seda e da Tera. Alguns quilómetros adiante vai juntar-se à ribeira de Sor, na freguesia do Couço, sendo afluente do rio Sorraia que pertence à bacia hidrográfica do Tejo. No troço inicial da ribeira da Raia localiza-se o açude do Gameiro, integrado no projeto de aproveitamento hidroagrícola designado por ribeira de Prata. Provavelmente o nome Raia tem origem árabe.

Praia Fluvial do Gameiro

A Praia Fluvial do Gameiro situa-se no Parque Ecológico do Gameiro bem perto do Fluviário de Mora. O Açude do Gameiro, no Rio Raia originou esta maravilhosa zona de banhos. Este parque ecológico é um ponto de interesse do concelho devido à variedade de atracções e das infraestruturas disponíveis. As infraestruturas existentes são o parque de campismo, um parque de merendas, o Fluviário de Mora, Parque Arborismo onde toda a zona destina-se à pratica de atividades radicais. A pensar nos mais novos possui um parque infantil e ainda um café com uma fantástica esplanada. Existe ainda o Centro de Interpretação Ambiental. O local mais atrativo, o belíssimo passadiço em madeira, conhecido como Passadiço do Parque Ecológico do Gameiro. Toda a sua construção é em madeira e tem uma extensão de 1,5 quilómetros. É uma paisagem absolutamente incrível sobre o Rio Raia. Todo o percurso tem a informação sobre as árvores, arbustos e flores ali existentes. Para os amantes da natureza sem dúvida que este local é o ideal para passar agradáveis dias de verão. A flora ribeirinha é caracterizada por choupos e salgueiros e na zona do trilho é notável a presença de pinheiros e sobreiros.

Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:

• Açude do Gameiro

• Ribeira da Raia

• Passadiços do Parque Ecológico do Gameiro

• Praia Fluvial

• Parque de Merendas

• Zonas ribeirinhas

• Jardim do Largo do Lagar

• Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

• Paisagens naturais

Mais Eventos em Portugal

Newgang Festival

Newgang Festival

Preparem-se para o regresso do evento mais esperado do ano, o Newgang Festival! Desta vez, o festival de Trap que conquistou Portugal está de volta e agora de casa nova. A Altice (...)

Hoje
Fundão Music Festival 2024

Fundão Music Festival 2024

Fundão Music Festival está de regresso Quinta edição do festival está marcada para 30 de março de 2024 Depois de oito anos de interregno, o Fundão Music Festival (FMF) (...)

SAB30MAR
'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)

DOM14JUL
Comendatio Music Fest 24

Comendatio Music Fest 24

O Comendatio Music Fest é o festival go-to dedicado aos sons e movimentos da música progressiva moderna e ambiental. Depois das aclamadas edições de 2019, 2022 e 2023, que (...)

SAB15JUN
Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Semana Europeia de Cicloturismo 2024

Venha pedalar no maior evento europeu de cicloturismo! Conheça um território mágico, de águas-vivas e montanhas serenas, paisagens de sonho, sabores e aromas marcantes. Pedalando (...)

SAB29JUN
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)

SAB06ABR
SÓTRAP in Porto

SÓTRAP in Porto

A aguardada festa SÓ TRAP está de volta e, desta vez, aposta na cidade invicta: PORTO! Prepare-se para uma noite inesquecível no dia 29 de Março, com apresentações imperdíveis (...)

SEX29MAR
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)

DOM22SET
RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

Milagre Metaleiro - Associação Cultural